IPO-Porto criou ‘e-mail’ para ajudar médicos sobre cancro de cabeça e pescoço

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto anunciou esta quinta-feira a criação de uma linha direta de comunicação com o objetivo de "auxiliar e orientar" os profissionais de saúde sobre o cancro de cabeça e pescoço.

Atualizado 28-07-2018 12:22

"Criámos um ‘e-mail', de forma a que os profissionais clínicos possam interagir connosco com dúvidas, problemas e fotografias. Nesse sentido, podemos ajudar, orientar e até encaminhar determinados doentes para o hospital", explicou à agência Lusa, Jorge Guimarães, coordenador da Clínica de Cabeça e Pescoço do IPO-Porto.

Além da criação do ‘e-mail', o IPO-Porto realizou, durante a semana, uma formação que abrangeu cerca de 150 médicos de família, dentistas e enfermeiros.

Com o intuito de "partilhar informação com os técnicos de saúde primária que não estão habituados a lidar com este tipo de problemas [tumores de cabeça e pescoço] fora da instituição", a ação de formação surge no âmbito do Dia Mundial de Cancro da Cabeça e Pescoço, que se celebra sexta-feira, dia 27 de julho.

Jorge Guimarães afirmou também que ainda existe "algum défice de formação" relativamente ao cancro da cabeça e pescoço e "pouca incidência dada aos tumores da cavidade oral nos cursos de medicina dentária e medicina".

Para também "alertar sobre a doença", o Hospital Militar Rei Dom Pedro V, no Porto, apoiado pelo Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), realizou rastreios gratuitos à população.

Segundo a presidente do GECCP, Ana Castro, em Portugal "50% dos diagnósticos realizados são feitos em fases avançadas da doença e isso têm implicações sobretudo no desfecho".

"Habitualmente este tipo de cancro é mais comum em homens com idade superior a 50 anos, fumadores, que consomem muito álcool e com maus cuidados de higiene oral. Mas, neste momento, começamos a ter doentes jovens, abaixo dos 40 anos, que estão associados a infeções pelo vírus do papiloma humano", explicou a presidente do GECCP.

Ana Castro considerou ser fundamental "divulgar ao máximo os sinais e sintomas", uma vez que, acredita que estes são "muito facilmente confundidos com outras doenças".

"Tentamos divulgar ao máximo os sinais e sintomas para as pessoas perceberem que são muito facilmente confundidos com outras doenças. As feridas na boca, dores de garganta, rouquidão e aftas que não cicatrizam em três semanas, são sintomas que devem chamar à atenção e levar as pessoas a falarem com o médico", referiu.

Para a presidente do GECCP, é também essencial "um esforço educativo" que explique à população a importância da higiene oral, mas também do risco de infeção pelo vírus do papiloma humano.

"É fundamental as pessoas saberem que esta doença existe. Infelizmente ainda não alteramos o panorama de que três pessoas morrem em Portugal, por dia, com este cancro", acrescentou.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.