Pinto da Costa: "vocês (adeptos) com o vosso espírito, com a vossa força é que fazem do dragão um vencedor"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Jorge Nuno Pinto da Costa esteve esta sexta-feira na Casa do FC Porto da Afurada, onde foi recebido efusivamente por centenas de adeptos.

Antes, o líder portista passou pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e pela Junta de Freguesia da Afurada, seguindo posteriormente para a Casa do FC Porto. O presidente dos Dragões, muito saudado pela plateia, dirigiu algumas palavras aos presentes e manifestou o desejo de regressar em 2019 com o 29.º título de campeão nacional.

A Afurada
“A primeira vez que vim à Afurada, fiquei muito sensibilizado com tudo a que assisti, como hoje, com a espontaneidade dos beijos e dos abraços, com as palavras que escutei. Fiz para mim mesmo uma promessa de que, sempre que fôssemos campeões, viria cá. Enquanto Deus me der vida e saúde, seja presidente ou não, virei cá sentir este extraordinário amor ao FC Porto.”

Todos os anos contam
“Há 36 anos que me habituei a ouvir que este ano será muito difícil e importante. Todos os anos são importantes porque vocês merecem que todos os anos sejamos vencedores. É o vosso espírito e a vossa força que fazem do Dragão um vencedor. Todos sabemos que temos de lutar contra muitas coisas, inclusive com a comunicação social. Os defensores da verdade e da ética mudam de ideias quando os nossos adversários mostram que não a têm.”

A falta de ética de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica
“O nosso rival, o Sporting, passou recentemente por uma situação difícil, indesejável para o futebol e para o país. Daí resultou que vários jogadores tenham pedido a rescisão do contrato de trabalho por não terem condições de continuar no clube e entrar na Academia. Felizmente, alguns já reconsideraram e o Sporting teve argumentos para os fazer esquecer aqueles momentos dramáticos. Daí resultou uma fragilidade e os jogadores ficaram livres. O presidente de outro clube rival, em Assembleia Geral, disse que iria perder a cabeça e cometer uma loucura, contratando jogadores que saíram do Sporting. Não o conseguiu, mas demonstrou a sua ética e os seus princípios. Ontem, nos Estados Unidos, veio apelar à amizade e camaradagem para bem do futebol e do país. A mim ensinaram-me, desde pequenino, que quando alguém está no chão, não se bate, ajuda-se a levantar. Mais extraordinário ainda é o jornal Record atribuir a medalha de ouro a esse mesmo presidente de um clube rival, dizendo que podiam ir roubar os jogadores ao Sporting. Isto revela que eles escrevem segundo os interesses de determinado clube, defendem o indefensável. Isto é o que nos espera mais um ano e que vamos ter de enfrentar, mas medalhas de ouro como esta, nós não queremos. Não quero por, nem na vitrina nem no coração, medalhas como as que tenha da cidade do Porto, de Vila Nova de Gaia e de Gondomar.”

Força, entusiasmo e determinação
“Aqui, diante de vocês, que são a alma e o coração do FC Porto, deixo a certeza de que continuo com a mesma força, com o mesmo entusiasmo e com a mesma determinação para lutar contra tudo isto.”

Retribuir com títulos
“Não tenho palavras perante o vosso entusiasmo, a vossa amizade e o vosso carinho. A única maneira de retribuir tudo isto é estar cá novamente no próximo ano, juntamente com todos aqueles que me acompanham, com o 29.º título de campeão nacional.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.