Representantes dos trabalhadores dos ENVC recebidos pelo ministro da Defesa na 4.ª feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 28 jan (Lusa) - Os representantes sindicais dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do castelo (ENVC) reúnem-se na quarta-feira com o ministro da Defesa, em Lisboa, confirmou à agência Lusa fonte do gabinete de José Pedro Aguiar-Branco.

Esta reunião está agendada para as 15:30, no Ministério da Defesa Nacional (MDN), e resulta do pedido formalizado pela União de Sindicatos de Viana do Castelo, mandatada esta semana pelos trabalhadores para fazer contactos com a tutela e com o novo subconcessionário dos estaleiros (Martifer) sobre o processo de recrutamento em curso.

À Lusa, fonte oficial do ministério tutelado por Aguiar-Branco recordou que "no início do processo [concurso da subconcessão] foram apresentadas propostas e solicitados contributos no âmbito do plano social em curso", mas que "não tiveram resposta da comissão de trabalhadores".

"O MDN está, como sempre esteve, disponível para dialogar, esclarecer e trabalhar em conjunto com todas as entidades no sentido de encontrar as melhores soluções no âmbito do encerramento da empresa, determinado pela abertura do processo da Comissão Europeia aos auxílios de Estado ilegais", disse a fonte.

Entretanto, os ENVC já pagaram 10 milhões de euros em indemnizações, a cerca de 150 trabalhadores que aceitaram rescindir os contratos com a empresa pública, conforme previsto no plano social lançado em dezembro.

Através de uma moção aprovada na segunda-feira, em plenário realizado na empresa, os mais de 450 trabalhadores que mantêm vínculo com os ENVC mandataram os representantes sindicais para encetarem contactos com a Martifer - novo subconcessionário -, e com o MDN.

O objetivo, de acordo com os sindicalistas, é esclarecer aspetos como o recrutamento pela nova empresa West Sea (grupo Martifer) dos atuais trabalhadores dos estaleiros, a construção dos navios asfalteiros para a Venezuela ou sobre os direitos adquiridos no fundo de pensões dos ENVC.

O MDN destacou igualmente a abertura, na passada quinta-feira, do processo de recrutamento pelo novo subconcessionário - que prevê a integração de 400 trabalhadores durante o primeiro semestre e a prioridade no recrutamento entre os trabalhadores dos ENVC - , sublinhando que "vai ao encontro do objetivo estabelecido" pelo Governo.

"Manter a construção naval em Viana do Castelo e garantir a criação do máximo de postos de trabalho possíveis", enfatizou a fonte.

De acordo com o coordenador da União de Sindicatos de Viana do Castelo, mantém-se para já o apelo à "resistência" dos trabalhadores às revogações amigáveis dos contratos de trabalho, como forma de "defender os seus direitos", apesar de iniciada agora a via do diálogo.

"Os sindicatos sempre admitiram o diálogo e é para isso que eles servem: Falar com todas as entidades patronais e esta não foge à regra, até para salvaguardar o futuro dos postos de trabalho e os direitos desses trabalhadores", explicou, na segunda-feira, o sindicalista Branco Viana.

Também o presidente do grupo Martifer, Carlos Martins, já demonstrou hoje à Lusa a disponibilidade para encetar um "diálogo salutar e transparente" com os trabalhadores, conforme pedido de reunião apresentado pelos sindicatos.

PYJ // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.