Parlamento canadiano discute segunda-feira proposta de acordo bilateral de mobilidade jovem com Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

Otava, Canadá, 08 jun (Lusa) - O deputado federal canadiano Andrew Cash anunciou hoje que vai apresentar no parlamento, na segunda-feira, uma moção para que o Governo estabeleça com Portugal um acordo bilateral de mobilidade jovem, que já existe com 32 países.

"Este acordo permitiria aos jovens canadianos viajarem e trabalharem em Portugal, dando-lhes a experiência de uma vida vibrante e da cultura de um dos países mais bonitos, permitindo o mesmo aos portugueses", explicou o deputado eleito por Davenport (Toronto), que também lidera o grupo parlamentar de Amizade Canadá - Portugal.

O acordo de intercâmbio permite a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos uma vaga de emigrante durante um ano, um projeto que este ano foi alargado a mais dois países: Grécia e França.

Andrew Cash salienta também a importância dos portugueses no país "ao longo dos tempos", considerando os emigrantes "pessoas maravilhosas" que contribuíram para o desenvolvimento do Canadá.

Na atualidade, a crise europeia é outro dos motivos para este acordo, explicou o eleito do NDP. "Compreendo os problemas existentes em Portugal devido à crise, e se temos falta de trabalhadores especializados há que facilitar a vinda dos portugueses pois são bons trabalhadores", referiu.

Nesse sentido, o deputado decidiu aproveitar o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesa para fazer uma declaração na Câmara dos Comuns sobre os "60 anos da emigração portuguesa no Canadá" e a "importância" dos portugueses no país.

O reforço das parcerias oficiais será também uma realidade, estando prevista uma visita no outono de deputados canadianos a Portugal

Em junho de 2012 a deputada portuguesa, Isabel Galriça Neto, vice-presidente do grupo parlamentar de amizade Portugal-Canadá, esteve em Otava.

A emigração portuguesa para o Canadá celebra em 2013 60 anos, mas a presença dos portugueses no território já é de séculos.

Estima-se que existem cerca de 450 mil portugueses ou luso-canadianos no país, estando a grande maioria na província do Ontário.

SEYM // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.