Anadia oficializa candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2020

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Anadia, Aveiro, 26 jul (Lusa) - Anadia oficializa na terça-feira a candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2020, numa cerimónia que contará com a presença do presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal), Nuno Pedro Santos.

"Agora, é chegado o momento de superar mais uma etapa, com a realização da cerimónia de aceitação formal da candidatura, durante a qual o presidente da ACES Portugal irá entregar a placa que identifica Anadia como candidata oficial a CED [Capital Europeia do Desporto] em 2020", diz a autarquia presidida pela independente Teresa Cardoso.

Para além dos presidentes da ACES Portugal, da Câmara Municipal de Anadia, e da Turismo Centro de Portugal, estarão presentes ma cerimónia marcada para o Museu do Vinho Bairrada autarcas, embaixadores e membros das comissões da candidatura representantes das associações do concelho, entre outros.

A primeira etapa da candidatura aconteceu em fevereiro de 2017, com entrega pela Câmara de Anadia, da carta de intenção, em que se apresenta como candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2020, condição que já foi aceite pela organização.

Assumida pelo Município de Anadia, a candidatura viu já o seu interesse reconhecido à escala regional, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pelo Turismo do Centro, sendo a única candidatura apresentada por um município da Região Centro.

A autarquia tem promovido nos últimos meses diversas iniciativas no âmbito da candidatura, com destaque para eventos como o Manifesto de Apoio ou a Anadia Wine Run, ambos realizados em maio. Os atletas Aurora Cunha, João Tomás, João Rôlo, Orlando Simões, Rui Rodrigues, Simão Neves, André Santos e Tiago Santos são alguns dos embaixadores da candidatura.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, "tem sido particularmente relevante o apoio e o envolvimento das associações do concelho, bem como da população em geral, e ainda a adesão de consagradas figuras do desporto nacional, que assumiram o papel de embaixadores da candidatura".

Anadia fez nos últimos anos um grande investimento em infraestruturas desportivas no concelho, tanto do setor público como do privado, que rondará os 50 milhões de euros, segundo cálculos do vereador Jorge Sampaio.

Entre estas infraestruturas, o destaque vai para o Velódromo de Sangalhos (que funciona como um Centro de Alto Rendimento, acolhendo os melhores atletas nacionais e estrangeiros), o moderno Pavilhão Municipal e o Estádio Municipal, com diversos campos de relvado sintético de apoio.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.