Obras na escola Grão Vasco, Viseu, serão feitas "logo que possível" - ministério

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 28 jan (Lusa) -- A requalificação da escola básica 2/3 de Grão Vasco, em Viseu, que tem sido exigida pelos pais dos alunos, "será realizada logo que possível", disse à agência Lusa fonte do Ministério da Educação e Ciência.

Segundo a mesma fonte, "a Direção de Serviços do Centro da DGESTE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) está a acompanhar a situação".

"A escola encontra-se sinalizada como prioritária para uma requalificação, que será realizada logo que seja possível", acrescentou.

Os pais reclamam a realização urgente de obras nas salas de aulas (incluindo os estores) e "nos degraus das escadas que estão de tal forma gastos pelo tempo e pelo uso que representam um perigo para quem os utiliza".

Em comunicado, referem também a "insuficiência de instalações sanitárias para o número de alunos da escola", que são cerca de mil.

"É também urgente a remoção de uma cobertura de amianto que existe na sala de convívio dos alunos", acrescentam os pais, lembrando que esta é uma substância considerada nociva em Portugal.

Os pais aludem também a outras necessidades da escola, relacionadas com "a falta de recursos humanos especializados para a educação especial" e lembram que foi solicitada ao Ministério da Educação a colocação de onze professores especializados, mas apenas foram autorizados dois.

"Perante o elevado número de alunos com necessidades educativas especiais que frequentam a escola (80), estes técnicos especializados não conseguem dar o apoio necessário e adequado às dificuldades e problemas que os nossos filhos têm", lamentam.

Os pais criticam também "a falta de assistentes operacionais, que não chegam para as reais necessidades da escola, uma vez que para algumas crianças com necessidades educativas especiais são precisos apoios permanentes destes profissionais".

Na sua opinião, "ao Estado cabe garantir uma escola pública de qualidade para todos sem exceção, assegurando os meios materiais e humanos adequados ao cumprimento do seu papel".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.