Câmara do Porto aprova desvinculação de decisões da Associação de Municípios

| Política
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto aprovou esta terça-feira, com os votos contra do PS e PSD, a moção do independente Rui Moreira para desvincular a autarquia das decisões da Associação de Municípios, devido ao acordo de descentralização feito com o Governo.

Atualizado 25-07-2018 11:48

O documento, em que o município do Porto afirma também não se sentir representado “pelo Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)”, foi apresentado pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, na reunião camarária pública de hoje, recebendo luz verde com os votos favoráveis dos seis eleitos da sua lista independente e da vereadora da CDU, Ilda Figueiredo.

O vereador do PSD, Álvaro Almeida, e os quatro vereadores do PS votaram contra a moção para que a autarquia portuense “não se vincule a qualquer decisão que a ANMP tenha tomado ou venha a tomar no futuro em seu nome”. Isto devido ao acordo que Moreira e a CDU consideram ter sido feito “ao arrepio dos autarcas” e do trabalho desenvolvido pelas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto com o Governo no âmbito da descentralização e da transferência de competências para as autarquias.

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".