Bloco de Esquerda quer redução do IVA na eletricidade

| Economia
Porto Canal com Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu esta segunda-feira a redução da taxa de IVA na eletricidade, no próximo Orçamento de Estado (OE).

Atualizado 24-07-2018 11:47

Numa ação de contacto com populares realizada esta manhã na feira de Espinho, a coordenadora do BE disse que é preciso baixar aquele imposto, porque "é muito difícil explicar como é que o IVA de um bem essencial como a eletricidade está na taxa máxima".

"Ninguém compreende que a eletricidade continue a pagar a taxa máxima de IVA quando é um bem essencial e, portanto, essa é uma correção daquelas normas absurdas e penalizadoras do tempo da troika que ainda falta corrigir", vincou Catarina Martins, adiantando que esta medida deve estar incluída no próximo OE.

Além da redução do IVA, a coordenadora do BE defendeu que também é preciso acabar com as rendas excessivas do setor elétrico, para baixar a fatura da luz para todas as famílias.

A subida da taxa de IVA de 6% para 23% entrou em vigor a 1 de outubro de 2011. A medida constava do programa da troika para o resgate português.

Outra das áreas que a coordenadora do Bloco considerou ser preciso acorrer, porque tem estado à espera há muito tempo, e que o próximo OE deve dar resposta é acabar com o fator de sustentabilidade.

"Foi feita uma promessa de recuperar estas pensões, de respeitar estas longas carreiras contributivas que ainda não aconteceu e nós temos muita esperança e exigência que no próximo OE se deem passos para respeitar quem trabalhou toda uma vida", disse.

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.