Livraria de Barcelona vence prémio de melhor loja mundial de Banda Desenhada

| País
Porto Canal com Lusa

San Diego, Estados Unidos, 21 jul (Lusa) -- A Norma Comics, de Barcelona, foi hoje anunciada como a vencedora do prémio Eisner para melhor livraria de Banda Desenhada do mundo, no qual a portuguesa Kingpin Books era finalista.

Os prémios foram anunciados durante a madrugada de hoje em San Diego, na Califórnia, no âmbito da Comic Con daquela cidade norte-americana e divulgados em várias publicações especializadas.

A loja Akira Comics, de Madrid, premiada em 2012, recordou, na rede social Twitter, que Espanha passa assim a ter duas livrarias de BD já distinguidas com o prémio de melhor livraria do mundo naquela área.

Pelo segundo ano consecutivo, a livraria e editora portuguesa Kingpin Books, de Lisboa, foi finalista do prémio norte-americano Eisner de melhor livraria do mundo especializada em banda desenhada.

Fundada há 19 anos pelo editor Mário Freitas, a Kingpin Books começou por ser uma livraria 'online' focada sobretudo na BD dos Estados Unidos. Em 2002 abriu uma loja física e, em 2008, iniciou atividade como editora de banda desenhada portuguesa e mais tarde estrangeira. Atualmente é uma das maiores lojas portuguesas dedicadas à BD e à cultura pop.

Da lista de cinco finalistas faz ainda parte a livraria irlandesa Big Bang Comics, fundada em 2011 em Dublin, e na qual trabalha o português Bruno Batista.

As livrarias Cape and Cowl Comics (Estados Unidos) e a Traveling Man (Reino Unido) eram as restantes finalistas, para além da vencedora Norma Comics.

Os prémios foram batizados com o nome do autor e editor norte-americano de BD Will Eisner, que morreu em 2005.

TDI (SS) // PJA

Lusa/fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".