Israel diz que palestinianos mataram soldado junto à Faixa de Gaza

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jerusalém, 20 jul (Lusa) -- Militantes israelitas disseram hoje que fogo palestiniano matou um soldado perto da fronteira com Gaza, a primeira baixa israelita em meses de violência.

Segundo Israel, "um grupo de terroristas atirou sobre os militares israelitas" e levou à morte de um soldado.

Esta foi a primeira morte do lado de Israel desde os protestos de palestinianos contra Gaza iniciados em 30 de março.

Três palestinianos tinham sido hoje mortos na Faixa de Gaza pelo exército israelita, que anunciou ter desencadeado bombardeamentos em todo o enclave após se ter referido a disparos contra as suas posições.

Segundo um balanço do Ministério da Saúde de Gaza, dois palestinianos foram mortos perto de Khan Younes, sul do território, num ataque contra um posto de observação do Hamas, o movimento islamita no poder em Gaza.

Um terceiro palestiniano foi morto pelas forças israelitas em Rafah, também no sul da Faixa de Gaza, acrescentou o ministério.

Os disparos contra os soldados israelitas terão ocorrido no decurso de "violentos distúrbios ao longo da barreira de segurança" que assinala a fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, prosseguiu o responsável militar.

Desde 30 de março que os palestinianos protestam regularmente no setor fronteiriço para denunciar o bloqueio imposto em Gaza e exigir o regresso dos refugiados palestinianos expulsos ou que fugiram das suas terras em 1948, no decurso da formação do Estado de Israel.

IM // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.