EUA pedem à ONU "plena aplicação" das sanções até que Coreia do Norte avance com desnuclearização

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, 20 jul (Lusa) - O secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Mike Pompeo, exigiu hoje das Nações Unidas a "plena aplicação das sanções" contra a Coreia do Norte até que o país cumpra com os seus compromissos de desnuclearização.

O responsável transmitiu esta mensagem aos 15 membros do Conselho de Segurança numa reunião informal a que também assistiram o Japão e a Coreia do Norte.

Já aos jornalistas, numa conferência de imprensa conjunta com o secretário das Nações Unidas, António Guterres, Pompeo insistiu que é fundamental que continue a pressão sobre o regime norte-coreano se se quiserem conseguir avanços no processo de negociação aberto no início do ano.

"Quando as sanções não se aplicam, as perspetivas para uma desnuclearização com sucesso diminuem", disse Pompeo, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos últimos anos, o Conselho de Segurança tornou mais duras as sanções contra a Coreia do Norte em resposta aos seus testes nucleares e de mísseis, mas os Estados Unidos acreditam que nem todos os países estão a fazer tudo o necessário para os implementar.

Especificamente, Washington quer assegurar o fim de exportações para Pyongyang de produtos petrolíferos refinados.

IM // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.