Daniel Bessa saiu da Assembleia Municipal Porto por "problemas graves" - PSD

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 jan (Lusa) - O vereador do PSD Amorim Pereira disse que a resignação de Daniel Bessa ao cargo de presidente da Assembleia Municipal do Porto "mostra clivagens e problemas graves" no projeto do presidente da Câmara, Rui Moreira.

Daniel Bessa invocou "motivos pessoais" para resignar ao cargo para o qual foi eleito em 29 de setembro de 2013, decisão que foi conhecida pouco antes da sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, que decorreu segunda-feira à noite e que ele próprio convocou.

"Esta é a grande notícia do balanço dos 100 dias de mandato do presidente da Câmara, porque não se pode escamotear que Daniel Bessa era e é, nesse projeto, uma peça fundamental", afirmou Amorim Pereira.

O social-democrata referiu que Daniel Bessa "teve a delicadeza de invocar questões pessoais", considerando que a situação representa o "início do esmoronar" do projeto liderado por Rui Moreira.

A resignação "mostra clivagens e problemas graves" no projeto de Rui Moreira e representa um "golpe duro na ação desta câmara", continuou.

"O presidente da Câmara tem aqui motivos para preocupação e naturalmente não tem nenhum motivo para festejar os seus 100 dias de mandato", reforçou.

Amorim Pereira é de opinião de que "haverá mais" para além das razões alegadas por Daniel Bessa.

"Não creio que ele abandonasse o projeto de que fazia parte, com protagonismo, que não fosse por razões muito fortes de índole política", insistiu o vereador social-democrata, um dos três que o PSD elegeu para o executivo da Câmara do Porto nas autárquicas de setembro de 2013.

Amorim Pereira há "indícios" de que nem tudo vai bem no executivo presidido por Rui Moreira e apoiado pelo PS, que em sua opinião "funciona de uma forma algo anacrónica".

O vereador afirmou que o presidente da Câmara "decide prescindir das bandeiras da coesão social e do urbanismo, que eram as mais importantes", tendo-as entregado ao PS.

"Vereadores que vinham do anterior executivo foram subalternizados", acrescentou, acreditando que Daniel Bessa saiu por "razões políticas muito graves".

"Razões de pessoais, a mim, não me convencem", concluiu Amorim Pereira, que concorreu integrado na lista encabeçada por Luís Filipe Menezes.

Rui Moreira, por seu lado, disse ter sido "apanhado de surpresa" pela renúncia de Daniel Bessa à presidência da Assembleia Municipal, que considerou ser uma "perda".

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.