Portugal disponibiliza meios da Proteção Civil para ajudar Suécia a combater incêndios

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 jul (Lusa) -- O Governo português disponibilizou-se hoje para ajudar a Suécia a combater os incêndios florestais naquele país, tendo informado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil dos meios prontos a enviar, anunciou o Ministério da Administração Interna.

"Portugal tem já prontos a enviar para a Suécia dois aviões médios anfíbios e um módulo de combate a incêndios com capacidade de análise de comportamento de fogo e reconhecimento e avaliação, num total de 31 elementos e quatro veículos", referiu o ministério em comunicado.

Segundo adianta, a ajuda de Portugal será dada através da Autoridade Nacional da Proteção Civil e inclui meios humanos e terrestres.

A Suécia acionou, na quarta-feira passada, o Mecanismo Europeu de Proteção civil para combater os múltiplos incêndios que têm sido registados naquele país do norte da Europa e que já queimaram milhares de hectares, sobretudo nas regiões de Jämtland, Gävleborg e Dalarna.

Os meteorologistas do país lançaram nos últimos dias uma série de avisos devido às temperaturas extremamente elevadas na Suécia, um fenómeno "pouco habitual" na região.

Em Upsalla, a 70 quilómetros a norte de Estocolmo, foram registadas temperaturas recorde, superiores a 33 graus.

O sul da Noruega foi também atingido por um conjunto de fogos florestais, na semana passada.

PMC (BZP/FPA) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.