Jornalista morto nas Filipinas, 12.º repórter assassinado em dois anos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

(CORREÇÃO E NOVO TÍTULO) Manila, 20 jul (Lusa) - O jornalista de uma rádio filipina morreu hoje após ser baleado enquanto dirigia seu carro no norte das Filipinas, elevando para 12 o número de repórteres assassinados naquele país durante o mandato do Presidente Rodrigo Duterte.(NOVA VERSÃO COM CORREÇÃO NO PRIMEIRO PARÁGRAFO E NO TÍTULO DO NÚMERO DE JORNALISTAS MORTOS EM DOIS ANOS).

Vários homens armados ainda não identificados montaram uma emboscada a Joey Llana, quando este se dirigia para a estação de rádio onde trabalhava na cidade de Legazpi, segundo os 'media' locais.

O jornalista, de 38 anos, sofreu várias ferimentos de bala na cabeça e no corpo, e foi declarado morto no local.

"Se for demonstrado que seu assassinato está relacionado ao seu trabalho, a sua morte corresponde ao 12.º assassinato nos 'media' sob a presidência de Rodrigo Duterte e 185 desde 1986", sublinhou a União Nacional dos Jornalistas das Filipinas em comunicado.

O assassinato foi já condenado e considerado como "outra violação dos direitos à vida e à liberdade de imprensa" pelo gabinete do Presidente Duterte.

"O grupo de trabalho da presidência para a segurança dos 'media' será implacável em fazer justiça a esta última vítima", disse o porta-voz da presidência, Harry Roque, em comunicado.

O assassinato também foi condenado pela Federação Internacional de Jornalistas, que considerou que todos os ataques com jornalistas filipinos "enfraquecem" a democracia no país.

"O assassinato de Joey Llana (...) nas Filipinas sublinha o perigoso ambiente de trabalho que os 'media' enfrentam nas Filipinas todos os dias", disse o secretário-geral da federação, Anthony Bellanger, numa outra nota divulgada hoje.

A presidente do comité do Senado, Grace Poe, classificou o assassinato de "outro ato deplorável, que não tem lugar numa sociedade democrática".

"Pedimos às autoridades que ajam rapidamente e levem os agressores à justiça", sublinhou a senadora, acrescentando que "o crescente número de assassinatos de jornalistas e a lenta resolução dos casos encorajam aqueles que atacam os trabalhadores da comunicação social".

Os Repórteres Sem Fronteiras consideraram as Filipinas o país mais perigoso para os jornalistas na Ásia.

As Filipinas também foram incluídas entre os cinco países mais perigosos do mundo para jornalistas, juntamente com o México, a Síria, o Iraque e o Afeganistão.

JMC // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.