Rui Moreira "apanhado de surpresa" com renúncia de Daniel Bessa

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 29 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse segunda-feira ter sido "apanhado de surpresa" pela renúncia de Daniel Bessa da presidência da assembleia municipal, considerando uma "perda" e lamentando que não fique "até ao fim do mandato".

O presidente da Assembleia Municipal do Porto, Daniel Bessa, resignou hoje ao cargo, alegando motivos pessoais, decisão que foi conhecida pouco antes da sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, que decorreu segunda-feira è noite.

"[Daniel Bessa] ligou-me hoje por volta das 20:00 a comunicar-me que, por motivos de ordem pessoal, tinha que apresentar a resignação ao cargo e por essa razão já não podia comparecer na assembleia municipal", disse Rui Moreira aos jornalistas.

O presidente da Câmara do Porto garantiu ter sido "apanhado de surpresa", afirmando ter "muita pena" que Daniel Bessa não possa integrar a equipa "até ao fim do mandato".

"O Daniel Bessa esteve comigo desde a primeira hora e ainda hoje me afirmou o seu empenho político e pessoal neste projeto mas que não podia continuar", enfatizou.

Perante a insistência dos jornalistas, Rui Moreira recusou fazer mais considerações sobre esta saída, garantindo que não se arrepende de o ter escolhido para o cargo.

"Se é ele que invoca motivos de ordem pessoal não nos cabe a nós e a mim pôr em questão aquilo que são motivos de ordem pessoal", considerou.

O presidente da autarquia explicou ainda que, no telefonema, Daniel Bessa lhe disse que iria fazer chegar uma carta para entregar à socialista Ana Paula Vitorino - a primeira secretária deste órgão -- o que fez.

"É uma perda. É com muita pena minha que uma pessoa como o Daniel Bessa, que esteve comigo desde a primeira hora, se veja obrigado a abandonar um cargo que ele certamente gostava de desempenhar. É um dia para mim triste", lamentou.

Rui Moreira acrescentou ainda que será a Daniel Bessa que, "se assim o entender, caberá prestar outros esclarecimentos".

Ana Paula Vitorino adiantou, no início dos trabalhos da assembleia que, "na sessão seguinte, que é a próxima, terá que ser resolvida esta questão".

Daniel Bessa foi eleito nas últimas autárquicas pela lista independente de Rui Moreira.

JF/AYM // JPF

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.