Pescadores de Peniche suspendem paralisação e voltam ao mar esta noite

| País
Porto Canal com Lusa

Peniche, Leiria, 19 jul (Lusa) -- Os pescadores de Peniche que hoje paralisaram em protesto contra a excessiva fiscalização à pesca da sardinha voltam esta noite ao mar com a garantia do Governo em clarificar normas e prolongar a faina até setembro.

"Os barcos vão voltar ao mar a partir das 19:30 e são suspensas novas ações de protesto até serem cumpridos os compromissos assumidos na reunião", disse à Lusa Humberto Jorge, da Associação de Armadores de Peniche, no final de uma reunião com o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

Do encontro com o governante saiu, segundo Humberto Jorge, "o compromisso de lutar pelo prolongamento da pesca da sardinha até setembro", no âmbito das negociações que decorrem entre os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia.

As negociações deverão estar concluídas até quarta-feira da próxima semana e, "só nessa altura" se saberá "se a reivindicação terá sido aceite", disse o porta-voz dos pescadores, que, "perante o empenho demonstrado pelo secretário de Estado", espera ver "cumprida esta expectativa".

Na reunião, o responsável pela pasta "garantiu ainda que a nova legislação [que deverá sair em agosto] irá clarificar os direitos e deveres, quer dos produtores, quer das entidades fiscalizadoras, e acabar com os excessos que se têm verificado", acrescentou.

A reunião com o secretário das Pescas foi agendada depois de cerca de 25 traineiras e 500 pescadores que operam no Porto de Peniche terem ficado em terra, numa paralisação em protesto contra o excesso de fiscalização à pesca do cerco, que consideram pôr em causa a pesca da sardinha.

Os pescadores concentraram-se hoje de manhã na doca de Peniche "para decidir medidas de protesto a concertar com outros portos e organizações de pescadores do país", explicou à agência Lusa Jorge Abrantes, assessor da Anopcerco -- Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco.

A situação que afeta a pesca do cerco a nível nacional foi também hoje denunciada, em comunicado, pela OpCentro -- Cooperativa de Pesca Geral do Centro.

"Desde o início da atividade dirigida à pesca da sardinha, em 21 de maio, assistiu-se a uma prática excessiva, mesquinha, de fiscalização nalguns portos do país, totalmente despropositada, e que está a transformar os nossos pescadores em pretensos criminosos", lê-se no comunicado.

Um "excesso de zelo" que a cooperativa diz "incidir sobre tradições seculares da pesca da sardinha, como seja o direito dos tripulantes a levarem um "quinhão" de peixe para casa ou sobre o sistema de venda da pesca de cerco padronizado há mais de 40 anos".

A 21 de maio, data do início da pesca da sardinha, a quota máxima diária de captura foi fixada em 166 cabazes [unidade de medida que se estima ter um peso médio de 22,5 quilos], o equivalente a 3.750 quilos de pescado.

No início deste mês, a quota foi reduzida para 141 cabazes e, na quarta-feira, uma nova redução fixou a quantidade máxima de sardinha que cada barco pode descarregar em 126 cabazes.

No comunicado, a OpCentro lembra que, "até 2011, as capturas anuais de Portugal situaram-se sempre muito acima das 55.000 toneladas", o que motivou as medidas restritivas, com a pesca da sardinha portuguesa condicionada, desde 2014, a quatro a cinco meses de atividade e à captura de cerca de 14.000 toneladas por ano.

Este ano, os pescadores iniciaram a atividade com "perspetivas muito positivas", tendo em conta "todos os sinais, validados pelos cruzeiros científicos realizados pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera)" em relação à "franca melhoria da abundância de sardinha nas águas portuguesas", pode ler-se no comunicado.

Porém, "a realidade está a revelar-se significativamente madrasta e está a querer destruir esse clima de otimismo dos pescadores", considera a OpCentro, aludindo a um parecer do ICES (Conselho Internacional de Exploração do Mares), que "despreza e ignora todos os dados científicos muito positivos evidenciados pelos cruzeiros realizados no último ano pelo IPMA e pelo IEO (Instituto Espanhol de Oceanografia)".

A cooperativa critica que a Comissão Europeia "insista em entender os pareceres do ICES como inquestionáveis, mesmo que construídos com cenários totalmente afastados da realidade", considerando que tal "está a pôr em causa a existência de condições para uma atividade minimamente rentável ainda no corrente ano de 2018".

DYA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.