Quase 25% dos trabalhadores alemães recebem salários baixos - Der Spiegel

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 09 jun (Lusa) - Quase um em cada quatro trabalhadores alemães recebe um salário considerado baixo, informa o semanário 'Der Spiegel', colocando o mercado laboral ao nível dos mais afetados pela crise económica que atravessa a Europa.

De acordo com a revista, há entre 6 a 8 milhões de trabalhadores alemães a receber 11 euros por hora, no oeste da Alemanha, e 8,11 euros no antigo território da Alemanha Oriental.

Estes números contrastam com a boa imagem do mercado laboral alemão, entre os mais equilibrados da União Europeia, principalmente no que diz respeito ao desemprego jovem, que afeta apenas 8% dessa população ativa, o que contrasta com os mais de 30% em Portugal e cerca de 50% na Grécia ou em Espanha.

O 'Der Spiegel' cita dados do Instituto de Macroeconomia e Análise Económica Hans Böckler, que destaca a boa situação geral do mercado laboral alemão, mas alerta também para alguns desequilíbrios salariais.

Um dos bons indicadores registados pelo estudo refere-se ao número de desempregados, que baixou de quase cinco milhões em 2005 para menos de dois milhões, atualmente.

Este aparente êxito, explica o Instituto, deve-se em boa parte aos desequilíbrios salariais, ou seja, à alta percentagem de pessoas empregadas com salários considerados mínimos, o que fará com que, no futuro, muitos dos reformados tenham pensões bastante inferiores à média atual.

"Nas últimas décadas tem havido uma evolução, na Alemanha, de desequilíbrios salariais altamente problemática, quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista económico", concluiu o diretor do instituto, Gustav Horn, de acordo com o 'Der Spiegel', segundo a agência EFE.

MBA // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.