Info

Criança diagnosticada com meningite meningocócica em Guimarães

Criança diagnosticada com meningite meningocócica em Guimarães
| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma criança foi diagnosticada com meningite meningocócica, dia 17, em Guimarães, informou hoje o ministério da Saúde, que garantiu que a situação está a ser acompanhada e que se estão "a tomar todas as medidas preventivas necessárias".

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) explica que a meningite meningocócica é uma "doença bacteriana transmitida pessoa a pessoa por gotículas de saliva, como por exemplo quando se tosse, espirra, dá beijos ou existe grande proximidade física", sendo que "a bactéria causadora da doença, dada a sua fragilidade, não sobrevive fora do organismo humano".

A criança em causa estuda numa escola na freguesia de Ronfe.

Segundo garante o texto, "a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Alto Ave, em colaboração com o Departamento de Saúde Pública do Norte da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., está a acompanhar a situação e a tomar as medidas preventivas necessárias, nomeadamente a quimioprofilaxia com antibiótico dos contactos íntimos identificados, de acordo com as normas técnicas da Direção-Geral de Saúde, com vista a prevenir a transmissão da doença".

No entanto, salienta a ARS-Norte, "por uma questão de precaução, sugere-se que as pessoas que tenham estado em contacto com o doente estejam atentas ao aparecimento de sinais".

Os sinais e sintomas daquela doença são febre, dores e vómitos, nos dez dias seguintes ao último contacto com o doente.

+ notícias: Norte

Passe único entra em vigor em junho em Santo Tirso

O passe único entra em vigor em Santo Tirso a partir de junho dado que duas transportadoras a operar no concelho estão ainda em processo de aquisição dos validadores, informou esta segunda-feira o presidente da autarquia.

Grávida em morte cerebral está ligada às máquinas até dar à luz

Uma jovem de 26 anos grávida está em morte cerebral desde dezembro de 2018, no Hospital de S. João, no Porto, mas continua ligada às máquinas para que o nascimento do filho aconteça. Este caso vai ser desenvolvido no Jornal Diário desta segunda-feira às 20 horas.

Atualizado 25-03-2019 18:35

Acidente com dois camiões provoca um ferido grave em Cabeceiras de Basto

Um acidente que envolveu dois veículos pesados na A7, em Cabeceiras de Basto, provocou esta segunda-feira um ferido grave, apurou o Porto Canal com fonte dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.