Info

Criança diagnosticada com meningite meningocócica em Guimarães

Criança diagnosticada com meningite meningocócica em Guimarães
| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma criança foi diagnosticada com meningite meningocócica, dia 17, em Guimarães, informou hoje o ministério da Saúde, que garantiu que a situação está a ser acompanhada e que se estão "a tomar todas as medidas preventivas necessárias".

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) explica que a meningite meningocócica é uma "doença bacteriana transmitida pessoa a pessoa por gotículas de saliva, como por exemplo quando se tosse, espirra, dá beijos ou existe grande proximidade física", sendo que "a bactéria causadora da doença, dada a sua fragilidade, não sobrevive fora do organismo humano".

A criança em causa estuda numa escola na freguesia de Ronfe.

Segundo garante o texto, "a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Alto Ave, em colaboração com o Departamento de Saúde Pública do Norte da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., está a acompanhar a situação e a tomar as medidas preventivas necessárias, nomeadamente a quimioprofilaxia com antibiótico dos contactos íntimos identificados, de acordo com as normas técnicas da Direção-Geral de Saúde, com vista a prevenir a transmissão da doença".

No entanto, salienta a ARS-Norte, "por uma questão de precaução, sugere-se que as pessoas que tenham estado em contacto com o doente estejam atentas ao aparecimento de sinais".

Os sinais e sintomas daquela doença são febre, dores e vómitos, nos dez dias seguintes ao último contacto com o doente.

+ notícias: Norte

Carrinha de transporte expresso roubada em Braga e abandonada em Famalicão

A Polícia Judiciária de Braga está a investigar um assalto à mão armada a uma carrinha de transportes expresso registado esta terça-feira na zona de Ruílhe, naquela cidade, disse à Lusa fonte policial.

Alfândega do Porto 'veste-se' a rigor para a primeira vila de natal da cidade

A Alfândega do Porto está a ser o palco da primeira edição da Porto Christmas Village. Uma vila de Natal para pequenos e graúdos com várias atrações.

Ana Pinho reconduzida como presidente do conselho de administração de Serralves

A presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, foi reconduzida no cargo, anunciou aquela instituição.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.