Câmara de Monção já aprovou orçamento para poder sair da gestão corrente

| Norte
Porto Canal / Agências

Monção, 27 jan (Lusa) - Os partidos da oposição no executivo municipal de Monção viabilizaram hoje o orçamento da Câmara para 2014, que assim poderá sair da situação de gestão corrente em que se encontra desde 01 de janeiro.

De acordo com o presidente da Câmara, Augusto Domingues, a nova proposta de orçamento, pouco superior a 19 milhões de euros, será agora levado a Assembleia Municipal, agendada para 10 de fevereiro, para discussão e aprovação naquele órgão.

"Até agora foi uma enorme pressão, mas eu transmiti sempre uma ideia de tranquilidade e que tudo estava a ser feito com normalidade. A partir de agora é que a situação ia começar a complicar, não podíamos continuar em duodécimos", explicou à Lusa o socialista, eleito em setembro com mais três votos que o candidato do PSD.

A nova proposta de orçamento municipal foi aprovada em reunião do executivo apenas com os três votos favoráveis do PS. Os três vereadores do PSD e o eleito do CDS-PP optaram pela abstenção.

Os partidos da oposição, cuja representação é maioritária no executivo, tinham chumbado a primeira versão do orçamento elaborado pelos socialistas, no valor de 18,8 milhões de euros, discordando nomeadamente da forma de distribuir, pelas freguesias, uma verba superior a 1,1 milhões de euros.

"Era um problema devido às agregações de freguesias mas acertamos essa divisão de uma outra forma, com um critério de transição, para este e para o próximo ano", explicou Augusto Domingues.

A negociação com os dois partidos representados no executivo obrigou também à inscrição do plano de atividade de algumas obras reclamadas por PSD e CDS-PP, nomeadamente ao nível das acessibilidades nas freguesias e equipamentos desportivos, entre outras.

A Câmara de Monção está desde 01 de janeiro em gestão corrente, assumindo apenas o pagamento de vencimentos, dívidas e contas.

Mantém para este ano a aposta nos recursos endógenos do concelho, como o turismo ou o vinho Alvarinho, as questões educacionais e sociais, além de uma "forte componente na criação de emprego".

O PS anunciou em outubro que iria governar, em minoria, a Câmara de Monção, que venceu por três votos, após falhado o entendimento com PSD e CDS-PP. Foi proposta, nomeadamente, a possibilidade de atribuição de um vereador com pelouro a tempo inteiro à oposição.

Augusto Domingues venceu as eleições autárquicas de 29 de setembro, para a Câmara, com 4.744 votos, após verificação dos nulos (a diferença anterior era de quatro votos), garantindo três mandatos para o executivo, enquanto o PSD garantiu três eleitos e o CDS-PP um.

A Câmara de Monção era liderada há 16 anos por José Emílio Moreira (PS) que, devido à lei da limitação dos mandatos autárquicos, não se pôde recandidatar nessas eleições.

A votação do PS caiu em 2013 praticamente para metade, face a 2009, (68,37% há quatro anos), enquanto o PSD quase duplicou (dos anteriores 20,89%) o resultado.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.