Eurocidades Tui-Valença e Verín-Chaves na Comissão de Trabalho Galiza/Norte de Portugal

| Norte
Porto Canal / Agências

Baiona, Espanha, 27 jan (Lusa) - As eurocidades "Tui-Valença" e "Verín-Chaves" passaram hoje a integrar a Comunidade de Trabalho Galiza/Norte de Portugal, tendo marcado presença no X plenário desta estrutura, onde apontaram as vantagens do aproveitamento de "sinergias transfronteiriças de proximidade".

Em nome da eurocidade "Verín-Chaves", Verín em Espanha e Chaves em Portugal, o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, contou que "em seis anos" a cooperação entre estas duas comunidades permitiu a candidatura e execução de sete projectos comuns com fundos europeus.

"O aproveitamento das sinergias transfronteiriças de proximidade é muito importante e benéfico para os habitantes de ambos os lados", disse António Cabeleira.

A criação do Guia Turístico da Água, um manual que o autarca de Chaves diz ser o primeiro feito na Europa sobre o tema, foi um dos projetos destacados.

As cidades de Chaves e de Verín estão a trabalhar num plano estratégico de superação de barreiras administrativas que até poderá culminar numa minuta comum para os serviços de saúde.

Um transporte transfronteiriço público ou um serviço de proteção civil comuns são outros dos projetos que estão a ser analisados por esta eurocidade.

Já em nome da eurocidade Tui-Valença falou o alcaide da localidade espanhola, Moisés Rodríguez, que garantiu que a "cooperação efectiva e real destas duas cidades" se manifesta no "quotidiano de mais de 35 mil habitantes".

Moisés Rodríguez destacou que para a elaboração de programas comuns não foram alocados novos recursos humanos, mas sim "potenciados os já existentes nas estruturas locais".

A cultura, o desporto, o turismo e a ação social foram as áreas destacadas pelo alcaide de Tui que contou que os residentes de Valença e Tui partilham infra-estruturas de ambas as cidades desde as piscinas municipais aos teatros e salas de espetáculo.

Em comunicado enviado às redações, o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, manifestou-se "satisfeito" pela integração da eurocidade Tui-Valença da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal/Galiza.

"Hoje Valença e a eurocidade ganharam mais voz na euroregião e capacidade de influenciar e reforçar a cooperação entre as duas margens do rio Minho", disse o autarca.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.