Emídio Gomes (CCDR-N) quer aproximar Galiza e Norte de Portugal do PIB comunitário

| Norte
Porto Canal / Agências

Baiona, Espanha, 27 jan (Lusa) - O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, assumiu hoje ter a "ambição" de que a eurorregião Galiza/Norte de Portugal se aproxime do Produto Interno Bruto comunitário através da inovação e do desenvolvimento.

"A nossa ambição para 2020 é só uma: que a eurorregião [Galiza/Norte de Portugal] se aproxime do PIB [Produto Interno Bruto] comunitário, muito por via do investimento em I+D [Inovação + Desenvolvimento] e da sua transferência para o setor produtivo", disse o presidente da CCDR-N, que falava em Baiona, Espanha, no encerramento do X Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza/Norte de Portugal.

O responsável da CCDR-N tomou posse hoje como líder daquela comunidade, sucedendo ao presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijoo.

"A aposta no I+D, na competitividade e na internacionalização é a grande aposta do país e da região. É a aposta que terá o envelope mais forte do programa comunitário, quer a nível nacional, quer a nível regional", disse Emídio Gomes já à margem do discurso que encerrou o plenário, no qual referiu que no quadro comunitário 2007/2013 a eurorregião Galiza/Norte de Portugal se destacou por representar "52% dos projetos aprovados" em relação à totalidade das candidaturas da cooperação transfronteiriça Portugal-Espanha.

"Assumo o desafio de a região Norte voltar a ter ambição de executar projetos para cerca de metade dos fundos disponíveis para a cooperação transfronteiriça", vincou Emídio Gomes.

Mas, questionado sobre qual a verba global de candidaturas conjuntas no âmbito da eurorregião Galiza/Norte de Portugal, o líder da CCDR-N escusou-se a apresentar números finais, confirmando apenas que 3.321 milhões de euros é o valor do financiamento do Programa Operacional do Norte.

A par das apostas no desenvolvimento e inovação, outro dos projetos destacados por Emídio Gomes como prioritário foi o da ligação de alta velocidade. "Temos a vontade e o compromisso do Governo de Portugal, em conjunto com o Governo de Espanha, de fechar e modernizar a ligação Vigo/Porto/Lisboa", garantiu.

Emídio Gomes destacou, também, o Programa Operacional de Cooperação Transacional Espaço Atlântico (POCTEA), que vai ser gerido a partir do Norte de Portugal no período entre 2014 e 2020 e que envolve, para além de Portugal e de Espanha, países como Inglaterra, Irlanda e França.

À margem da tomada de posse de Emídio Gomes como presidente da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal/Galiza, e em resposta aos jornalistas sobre se está preocupado com possíveis atrasos por parte do Governo para candidaturas a fundos europeus, o presidente da CCDR-N disse estar "confiante" e "sereno".

"O Governo tem sido rigoroso e preciso e tem articulado tudo com as regiões. Estamos muito a tempo. A Comissão Europeia confirma que só a 21 de dezembro é que abriu os regulamentos e a Comissão Europeia confirma que só agora vamos submeter o acordo de parceria", referiu Emídio Gomes.

Por sua vez, Alberto Núñez Feijoo destacou, na cerimónia de "passagem de testemunho" da liderança da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal/Galiza da Junta da Galiza para a CCDR-N, a "cooperação entre as duas regiões como forma de ultrapassar a crise económica".

"Que sejas o presidente da eurorregião do crescimento económico", desejou Alberto Núñez Feijoo a Emílio Gomes.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.