Milhares juntam-se em festival em Matosinhos para celebrar legado de Mandela

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 18 jul (Lusa) - Milhares juntaram-se hoje na praia do Aterro, em Matosinhos, numa homenagem musical a Nelson Mandela, por ocasião dos cem anos do nascimento do líder 'anti-apartheid'.

Presente no Nelson Mandela Music Tribute, a designer de moda Roselyn Silva, de 30 anos, contou à agência Lusa que o ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela, representou "acima de tudo esperança".

Nascida em São Tomé e Príncipe e a viver desde os quatro anos em Lisboa, Roselyn Silva, acredita que a mensagem de Mandela passava por "favorecer a união e o amor" e "não alimentar o ódio".

"Estamos no festival em tributo ao Nelson Mandela onde convivemos com várias culturas, etnias, nacionalidades, e isso foi possível, porque assim como, Nelson Mandela e outros deram a voz e abraçaram uma causa que lhes custou muito, muitos até a própria vida, no caso do Nelson Mandela foram anos de vida", relatou a jovem de São Tomé e Príncipe.

Blackson Afonso, de 35 anos, natural da Angola, confessou à agência Lusa que Nelson Mandela "não foi só uma lição para os africanos, mas também para o Mundo, porque ele foi persistente e lutou pela igualdade".

Segundo Blackson Afonso, o ex-presidente da África do Sul, "abriu o caminho para o que nós somos agora".

"A prova de como ele foi importante é que hoje estamos aqui a celebrar, hoje faz 100 anos e para o ano 101 e vamos continuar a celebrá-lo, porque ele lutou por algo que todos nós acreditamos. Ele lutou pela humanidade", reforçou Blackson Afonso que vive em Lisboa desde os oito anos.

Descontraído, o jovem luso-moçambicano Ricardo Carvalho, de 19 anos, frisou que Mandela representou um "modelo de liberdade".

"Aquilo que ele fez por nós ou pelo mundo em si foi uma atitude a que eu tenho de estar grato, e um exemplo a seguir", apontou Ricardo Carvalho.

A luso-angolana Rosana Silva, de 28 anos, acredita que Nelson Mandela representa "igualdade, compaixão e amor ao próximo".

"Representa muitos dos valores presentes na nossa sociedade, mas ainda temos muito para melhorar", acrescentou a jovem que vive há 26 anos no Porto.

Natural de Moçambique Gisela Machunqo afirmou que "é uma emoção muito grande poder estar aqui [no festival] como moçambicana e participar neste evento numa data tão significativa como esta".

Para Gisela Machunqo Nelson Mandela é uma personalidade que "representa a educação, a liberdade e a união dos povos africanos".

Desde hoje até sexta-feira, a praia de Matosinhos recebe um festival solidários com vários artistas internacionais, numa iniciativa cuja receita será entregue a instituições sociais.

Steven Tyler, Bob Geldof, Martin Garrix, Rui Veloso, Jimmy P, Kaiser Chiefs, Pablo Alboran, Gabriel O Pensador, KURA, Calema, Wyclef Jean com o senegalês Youssou N'Dour, o Soweto Gospel Choir ou Pablo Milanés alguns dos músicos reunidos para prestar homenagem ao histórico político sul-africano.

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, morreu a 05 de dezembro de 2013, aos 95 anos, depois de uma vida dedicada à luta contra a discriminação racial e contra as injustiças sobre a população negra.

SYSC/RAZR (TYS) // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.