CPLP/Cimeira: Costa e Marcelo falam em clima de "empatia" e "ambição nova"

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 18 jul (Lusa) - O Presidente e o primeiro-ministro de Portugal consideraram hoje que na XII Cimeira da CPLP se viveu um clima de "empatia" entre chefes de Estado e de Governo, "muito construtivo e ativo", com "uma ambição nova".

"Estou mais otimista. A cimeira foi excecional. Em termos absolutos e em termos relativos, comparada, nomeadamente, com a última, que tinha sido boa", afirmou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no final da XII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Santa Maria, na ilha do Sal, Cabo Verde.

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado elogiou esta conferência "pelo calor da receção, pela organização, pelo número de chefes de Estado e chefes de Governo", pelo empenho de todos eles, pela empatia criada entre todos eles, pela convergência que os últimos dois anos permitiram entre todos eles".

O primeiro-ministro, António Costa, concordou que existe atualmente "um clima de grande cumplicidade, solidariedade e amizade entre todos os países, que desde logo foi expresso pela forma como todos os países se representaram ao mais alto nível" - nesta cimeira estiveram todos os chefes de Estado, menos o de Timor-Leste.

António Costa descreveu o ambiente desta cimeira como "muito construtivo e ativo" e defendeu que "há uma ambição nova para fazer a CPLP avançar, para concretizar projetos no domínio dos oceanos, no domínio essencial da língua portuguesa".

"Mas, sobretudo, há nova atenção dada às pessoas. E isto, desde há dois anos, que nós definimos que, complementarmente à cooperação política e à cooperação económica, recentrar agora a CPLP na vida das pessoas é absolutamente essencial", acrescentou.

Questionado sobre o atual relacionamento bilateral entre Portugal e Angola, António Costa respondeu que "a relação era excelente, havia um irritante" - o processo judicial que envolve o ex-vice-presidente de Angola Manuel Vicente, entretanto transferido para a justiça angolana - e que agora "ficou só o excelente".

Nestas declarações aos jornalistas, feitas de pé, no átrio do hotel onde decorreu a cimeira, o Presidente da República e o primeiro-ministro tinham ao seu lado o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o embaixador português Francisco Ribeiro Telles, eleito para o cargo de secretário executivo da CPLP, a partir de 01 de janeiro de 2019.

Tanto Marcelo Rebelo de Sousa como António Costa congratularam-se com a eleição de Francisco Ribeiro Telles. "Tem uma experiência singular no domínio da CPLP", referiu o Presidente da República.

Presidente e primeiro-ministro saudaram igualmente a escolha de Angola para a realização da próxima cimeira, em 2020, e para a próxima presidência rotativa da CPLP.

"Foi, de facto, um grande sucesso para a CPLP, portanto, para todos os cidadãos de todos os Estados da CPLP, por isso, também para os portugueses", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

António Costa salientou o facto de se terem "estabelecido parcerias fundamentais com o Banco Africano para o Desenvolvimento e com a União Europeia no domínio da cultura, para um reforço importante de investimento no espaço lusófono".

IEL // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.