CPLP/Cimeira: IILP é fundamental, vai manter-se e fica em Cabo Verde -- PR cabo-verdiano

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 18 jul (Lusa) - O presidente em exercício da comunidade lusófona e chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, assegurou hoje que o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) "é fundamental" e vai manter-se em Cabo Verde.

"O compromisso aqui foi claríssimo: o IILP tem uma importância fundamental, deve manter-se, fica em Cabo Verde. Todos os estados comprometem-se a cumprir com os seus compromissos financeiros e que, brevemente, a Guiné-Bissau proporá uma pessoa competente para assumir o cargo de director executivo" do instituto, disse Jorge Carlos Fonseca.

O chefe de Estado cabo-verdiano falava, na conferência de imprensa final, da cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que hoje terminou na ilha do Sal, em Cabo Verde.

Jorge Carlos Fonseca respondia desta forma às preocupações da directora do IILP, Marisa Mendonça, que nas vésperas da cimeira se manifestou preocupada com o futuro desta instituição da comunidade lusófona devido à indefinição sobre quem assumirá a liderança a partir de dezembro e devido aos recorrentes problemas financeiros motivados por falhas na transferência de verbas dos Estados-membros.

"Todos os estados têm de cumprir porque o IILP não pode trabalhar e cumprir com a sua função sem meios humanos e financeiros", disse, adiantando que Cabo Verde chegou à cimeira com as quotas do instituto em dia.

O IILP tem um orçamento de cerca de 300 mil euros e antes da cimeira tinha dívidas de quotas que ascendiam cerca de 800 mil euros.

Durante a cimeira, a Guiné Bissau remeteu para setembro a apresentação de um candidato à direção do organismo.

Os chefes de Estado de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe estiveram reunidos durante dois dias, na ilha do Sal, para cimeira da CPLP, que marca o início da presidência cabo-verdiana da organização.

Timor-Leste esteve representado na cimeira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

CFF/JH // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.