Autarca de Braga garante que Polícia Municipal "não está em risco"

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 27 jan (Lusa) - O presidente da Câmara de Braga garantiu hoje que a Polícia Municipal do concelho "não está em risco" e anunciou que "no imediato" será o vice-presidente, Firmino Marques, a liderar a corporação, depois do pedido de demissão do comandante.

João Vareta, no cargo desde 2010, demitiu-se na semana passada alegando não poder "pactuar" com os "atos de terrorismo institucional" que têm ocorrido na Polícia Municipal, chegando mesmo a afirmar que está "em risco a segurança de agentes e da população".

O anúncio da substituição de Vareta foi feito hoje por Ricardo Rio, à margem da habitual conferência de imprensa após a reunião do executivo camarário.

"No imediato, quem vai assumir a liderança é o vereador Firmino Marques", revelou, garantindo que "a Polícia Municipal não está em risco".

Alias, disse, a atual maioria na Câmara Municipal de Braga quer mesmo "dar-lhe maior operacionalidade".

Segundo explicou Rio, "do ponto de vista prático não existe a figura do comandante da Polícia Municipal". E lembrou que "os comandantes que têm assumido essas funções têm-no feito sem remuneração, é quase uma lógica de serviço público".

João Paulo Vareta apresentou a demissão, denunciando casos "extremamente graves" de indisciplina na corporação, como o manuseamento "maldoso" de armas.

"Nos últimos tempos deram-se factos extremamente graves na corporação. Autênticos atos de terrorismo institucional que no limite puseram em causa a segurança de agentes e cidadãos", revelou.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.