Milhares de trabalhadores e voluntários lutam contra efeitos das cheias na Alemanha

| Mundo
Porto Canal / Agências

Magdeburgo, Alemanha, 09 jun (Lusa) -- Milhares de trabalhadores dos serviços de emergência, tropas e voluntários lutam hoje na Alemanha contra as piores inundações na Europa Central em mais de uma década, já classificadas como "catástrofe nacional".

As maiores cheias concentraram-se na cidade de Magdeburgo, a mais de 100 quilómetros de Berlim, onde vastas áreas ficaram coberturas por um mar de lama, provocado pelas recentes chuvas torrenciais.

O nível da água em Magdeburgo chegou a atingir os 7,45 metros durante a manhã de hoje, muito além dos habituais dois metros e pior dos que as grandes inundações que afetaram a região em 2002, segundo disseram as autoridades locais.

Cerca de 3.000 pessoas foram retiradas das suas casas no bairro de Rothensee, onde centenas de trabalhadores do exército trabalharam para reforçar o dique de proteção de uma instalação de eletricidade, para prevenir uma quebra de energia na cidade.

Mais habitações noutros municípios foram evacuadas, como nas redondezas de Barby, onde o afluente Saale se encontra com o rio Elba.

O governo da chanceler Angela Merkel estará a planear uma reunião de crise para avaliar como se vão partilhar os custos destas cheias, segundo a imprensa local.

ARP //ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.