Câmara da Guarda aprova projeto de Parque TIR na Plataforma Logística

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 27 jan (Lusa) - A Câmara da Guarda aprovou hoje o projeto e a abertura do procedimento de concurso público para criação de um Parque TIR na Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), que permitirá retirar os camiões da cidade.

Segundo o presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, o projeto custa "mais de 100 mil euros" e será candidatado a fundos comunitários através do Programa Operacional da Região Centro (POCentro).

Álvaro Amaro explicou aos jornalistas, no final da reunião de hoje do executivo municipal, que o equipamento visa dar "vida e atividade económica" à PLIE, retirar os camiões das ruas da Guarda para "embelezar a cidade" e "criar condições de segurança para os camionistas" e de algum conforto para quem assegurar a segurança do recinto.

"A Guarda precisa de respeitar os profissionais que andam na estrada, que contribuem muito para a economia. E precisamos também de pensar na beleza da nossa cidade para atrair mais gente", declarou.

Referiu que a cidade "não fica tão bonita quando aos fins de semana tem 100 camiões TIR espalhados" pelas ruas, situação que será corrigida com a execução da nova área de estacionamento para veículos pesados no recinto da PLIE.

O projeto contempla a criação de uma zona de estacionamento com capacidade para 130 veículos pesados, reforço da vedação, construção de instalações para apoio aos motoristas e aos seguranças, instalação de um sistema de videovigilância e o reforço da iluminação.

A PLIE, edificada perto da localidade de Gata, nas proximidades da cidade da Guarda, é uma plataforma transfronteiriça inserida na Rede Nacional de Plataformas Logísticas, contemplando áreas de transportes/logística, localização empresarial, inovação tecnológica e de apoio e serviços.

A plataforma representou um investimento de 34 milhões de euros e é considerada um "projeto âncora" para o desenvolvimento empresarial e económico da região, disponibilizando um total de 196 lotes.

A PLIE foi iniciada em 2002, por iniciativa da autarquia, que aponta a posição geoestratégica da Guarda como uma mais-valia para o complexo empresarial.

Na reunião de hoje do executivo municipal, a autarquia da Guarda também aprovou o projeto e a abertura do procedimento de concurso público para construção de uma rotunda de acesso ao Bairro da Luz.

Segundo Álvaro Amaro, a obra também será candidatada a fundos comunitários.

Os dois vereadores do PS, José Igreja e Joaquim Carreira, votaram a favor dos dois projetos por reconhecerem que "são duas obras importantes para a cidade e para a região".

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.