Município de Vila Flor lança programa de prevenção do 'bullying' nas escolas

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Flor, Bragança, 27 jan (Lusa) -- O município de Vila Flor, no distrito de Bragança, iniciou hoje um programa de prevenção do 'bullying' para ajudar as crianças a lidar com o problema e identificar possíveis vítimas.

As sessões vão decorrer nas diversas escolas com alunos do primeiro ciclo do concelho até ao dia 14 de fevereiro e estão a cargo do gabinete de psicologia do município, no âmbito da Unidade Móvel de Saúde, que tem como parceiros a autarquia, Santa Casa da Misericórdia e Centro de Saúde.

O propósito da iniciativa é a prevenção de situações de violência física ou psicologia de alunos sobre colegas e sinalizar eventuais casos existentes nas escolas do concelho, como explicou à Lusa a psicóloga Carla Santos.

Esta profissional dirigiu hoje a primeira sessão na escola de Seixo de Manhoses, que consistiu, segundo contou, na apresentação de uma história que retrata uma situação de bullying e que foi depois recriada pelas crianças.

"Cada um recria uma personagem e, a seguir, identificam o sentimento de cada uma delas", explicou.

A iniciativa contempla ainda a afixação na sala de aula de frases alusivas à temática e uma ficha para os professores trabalharem, posteriormente, com as crianças e na qual "poderão contar possíveis situações delas ou de colegas".

O objetivo deste programa junto dos mais novos é "ajudar a criança a lidar com este problema" e contribuir para "desenvolver estratégias de cooperação e aceitação nos grupos de crianças de várias idades".

Ao longo de todas as sessões, "a equipa pretende trabalhar os sentimentos, as formas de responder a um bully (aquele que pratica a violência), assim como a melhor forma de ajudar alguém que seja vítima".

Carla Santos adiantou ainda que é intenção dos promotores alargar o projeto "mais tarde" a pais e professores com o apoio do Centro de saúde.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.