CPLP/Cimeira: Eleição de português para secretariado-executivo na agenda dos países lusófonos

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 18 jul (Lusa) -- A eleição do português Francisco Ribeiro Telles para secretário-executivo e a aprovação de uma declaração para promover a mobilidade dos cidadãos lusófonos são debatidos hoje na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Cabo Verde.

O segundo e último dia de trabalho da XII conferência de chefes de Estado e de Governo dos países lusófonos, a decorrer em Santa Maria, ilha do Sal, é dedicado ao debate político e à adoção das resoluções.

Da Declaração de Santa Maria deverá constar uma posição de incentivo à promoção da mobilidade no espaço lusófono, tema que foi objeto de uma proposta, no ano passado, de Portugal e Cabo Verde e que defende que qualquer cidadão lusófono possa viver, para estudar ou trabalhar em qualquer país da comunidade.

Nesta reunião será eleito o próximo secretário-executivo da organização, Francisco Ribeiro Telles, que coube a Portugal indicar, para o biénio 2019-2020. O embaixador português sucede à são-tomense Maria do Carmo Silveira.

Também nesta cimeira deverá ser anunciada a próxima presidência da CPLP, que sucederá a Cabo Verde, em 2020, e que deverá ser assumida por Angola.

Outra decisão que deverá ser aprovada hoje é a atribuição do estatuto de observador associado a mais oito países - Chile, Sérvia, Argentina, Itália, Andorra, França, Luxemburgo e Reino Unido --, e, pela primeira vez, a uma organização internacional - a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Os trabalhos começam hoje pelas 09:00 locais (11:00 em Lisboa), numa sessão restrita, seguindo-se, pelas 11:00 locais, a sessão plenária.

O encerramento está previsto para as 15:30 locais (17:30 em Lisboa), prevendo-se intervenções de representantes de organizações internacionais, do presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e dos observadores associados.

No primeiro dia de trabalhos decorreu apenas a sessão de abertura, com intervenção dos chefes de Estado e de Governo dos nove países lusófonos e da secretária-executiva da organização.

Cabo Verde recebeu do Brasil, no início da reunião, a presidência rotativa da organização para os próximos dois anos, e que terá como lema "Cultura, Pessoas e Oceanos".

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os Estados-membros da CPLP.

JH // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.