CPLP/Cimeira: Presidentes da lusofonia cantaram os parabéns a António Costa

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 18 jul (Lusa) - Os oito presidentes que participam na Cimeira da CPLP, em Cabo Verde, entre os quais João Lourenço, Michel Temer e Teodoro Obiang, cantaram os parabéns ao primeiro-ministro português na noite de terça-feira, pelos seus 57 anos.

António Costa, que faz anos no mesmo dia em que foi criada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), 17 de julho, teve também direito a bolo e a brinde, durante um jantar oficial oferecido pelo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

Nesta cerimónia, além de Jorge Carlos Fonseca e do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram todos os outros chefes de Estado que participam na Cimeira de Santa Maria, na ilha do Sal: João Lourenço, de Angola, Michel Temer, do Brasil, Jorge Carlos Fonseca, de Cabo Verde, José Mário Vaz, da Guiné-Bissau, Filipe Nyusi, de Moçambique, e Evaristo Carvalho, de São Tomé e Príncipe.

Estiveram também presentes as mulheres de alguns chefes de Estado, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia, e o ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Dionísio Babo.

Todos cantaram de pé os parabéns ao primeiro-ministro português, que em seguida apagou as velas, tendo ao seu lado Jorge Carlos Fonseca e a secretária executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira.

A XII Cimeira da CPLP - que foi criada há 22 anos - decorre desde terça-feira em Santa Maria, na ilha do Sal, Cabo Verde, e termina na quarta-feira.

IEL // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.