CPLP/Cimeira: Moçambique quer cooperação mais orientada para exploração de vantagens comparativas entre estados

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 17 jul (Lusa) - O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu hoje uma cooperação na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) mais orientada para a exploração de vantagens comparativas entre os estados membros como fator de promoção do desenvolvimento.

"Não é só a língua que nos une, une-nos também a vontade e necessidade de autoafirmação económica, tendo sempre em vista o desenvolvimento dos nossos países. É este cenário que deve sustentar as perspetivas de cooperação da CPLP, mais orientadas para a exploração das vantagens comparativas entre os estados membros como fator de promoção do desenvolvimento", disse.

O Presidente da República de Moçambique falava hoje durante a sessão de abertura da cimeira da CPLP em que participaram oito dos nove chefes de Estado dos países membros, circunstância que Filipe Nyusi considerou um "sinal de maturidade" e de "vontade comum de a colocar apta ao serviço dos nossos povos".

O chefe de Estado moçambicano, lembrou a realização, em maio, da primeira conferencia económica do mercado da CPLP, em Maputo, considerando que dela saíram propostas que "poderão constituir um passo qualitativo em direção à almejada integração comunitária".

Sobre o tema da mobilidade, que marcou os discursos de vários chefes de Estado, Nyusi remeteu para quarta-feira uma posição "mais desenvolvida" sobre a matéria.

Lembrou que não é possível ter uma CPLP "forte, prospera e segura" se cada "um dos seus membros não estiver seguro em paz e com o exercício do estado democrático".

Nesse sentido, saudou os progressos em curso na Guine Bissau "rumo à estabilidade política com diálogo" e fez votos para que o Brasil realize eleições "com sucesso e máxima brevidade".

"Em Moçambique, o processo de paz segue o seu curso e estamos confiantes que o diálogo que manterá e poderá trazer paz efetiva e duradoura", disse.

Os chefes de Estado de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe estão reunidos, na ilha do Sal, para cimeira da CPLP, que irá marcar o início da presidência cabo-verdiana da organização.

Timor-Leste está representado na cimeira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Cabo Verde assume hoje, por dois anos, a presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

CFF // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".