CPLP/Cimeira: Guiné Bissau diz que "está na hora" de concretizar estatuto do cidadão lusófono

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 17 jul (Lusa) - O Presidente da República da Guiné Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que "está na hora" de a CPLP avançar para a concretização do estatuto do cidadão lusófono e do acordo de isenção de vistos de múltiplas entradas aprovado há 16 anos em Brasília.

"É hora de avançarmos para adoção da convenção-quadro relativa ao estatuto do cidadão da CPLP, é tempo de concretizarmos o acordo relativo aos vistos de múltiplas entradas rubricado em Brasília em 2002", disse José Mário Vaz.

O chefe de Estado guineense, que falava hoje durante a sessão de abertura da cimeira da CPLP, considerou que a comunidade atravessa um "momento excecional" em que "densifica e fortalece agenda alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável, para que possa ser um instrumento útil na construção da prosperidade dos povos".

Para José Mário Vaz, as pessoas "são a razão de ser da comunidade" e por isso, sustentou, "aproximando as pessoas" será possível "firmar as bases indissolúveis da CPLP".

"É nas pessoas, nos cidadãos dos nossos estados, que nos revemos na CPLP e é por isso que deve ser cada vez mais um espaço de realização de direitos e liberdades dos cidadãos, incluindo a liberdade de circular", disse.

José Mário Vaz sustenta que a CPLP porque "anseiam os povos" se traduz não apenas na defesa da língua comum, mas na densificação da cooperação técnica e económica e no alinhamento com questões globais como a preservação ambiental.

"O que os povos reclamam das lideranças é uma CPLP útil ao desenvolvimento", defendeu.

Os chefes de Estado de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe estão reunidos, na ilha do Sal, para cimeira da CPLP, que irá marcar o início da presidência cabo-verdiana da organização.

Timor-Leste está representado na cimeira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Cabo Verde assume hoje, por dois anos, a presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

CFF // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.