CPLP/Cimeira: Angola pede "reflexão futura" sobre futuro da organização

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 17 jul (Lusa) -- O Presidente angolano, João Lourenço, defendeu hoje que os países lusófonos devem definir um "escopo de colaboração realista" no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pediu "uma reflexão futura" sobre o futuro da organização.

"Apesar de os nossos países poderem colaborar com outras organizações, é importante que a CPLP defina um escopo de colaboração realista, de modo a não alargar o âmbito da sua ação, devendo sempre agir no estrito respeito das regras internas de funcionamento dos Estados que a integram", afirmou o chefe de Estado angolano, intervindo na abertura da XII conferência de chefes de Estado e de Governo da organização lusófona, que começou hoje em Santa Maria, ilha do Sal, Cabo Verde.

João Lourenço referiu, por outro lado, que a organização tem "vindo a registar um crescente interesse por parte de muitos países em aderir à CPLP como membros efetivos ou observadores".

"Se por um lado isso traduz o reconhecimento da importância e projeção da nossa organização, por outro leva-nos a fazer uma reflexão profunda sobre o que pretendemos para o seu futuro", comentou.

O Presidente angolano expressou, no início da sua intervenção, a "grande honra e satisfação" por participar pela primeira vez numa cimeira da CPLP, após a sua eleição em setembro de 2017.

A cimeira da CPLP que decorre na ilha cabo-vediana do Sal asinala a passagem da presidência da organização do Brasil para Cabo Verde.

JH // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.