Afeganistão exige a Londres entrega de prisioneiros detidos em duas semanas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cabul, 09 jun (Lusa) - O presidente afegão, Hamid Karzai, exigiu hoje que todos os detidos capturados pelas forças britânicas sejam devolvidos a Cabul até dia 22, afirmando que após esse prazo Londres estará a violar a soberania do Afeganistão.

O governo britânico tem sido alvo de críticas desde o início do mês, quando foi noticiado que até 90 suspeitos estão detidos sem acusação na principal base britânica no sul do Afeganistão.

Segundo o Ministério da Defesa, as forças britânicas no Afeganistão podem deter os suspeitos durante 96 horas, período que pode ser alargado em "circunstâncias excecionais".

"O prolongamento da detenção destes prisioneiros pelas forças britânicas constituirá uma violação da soberania nacional afegã e das suas leis", declarou hoje o porta-voz do presidente Karzai, Aimal Faizi, em comunicado.

A embaixada britânica em Cabul já foi informada do ultimato feito por Karzai, que dá duas semanas ao governo britânico para devolver os prisioneiros.

As forças britânicas no Afeganistão mantêm há meses, na base de Camp Bastion, cerca de 90 afegãos suspeitos de cumplicidade com os talibãs, segundo informações avançadas pela BBC e confirmadas pelo ministério britânico da Defesa.

Londres anunciou na quinta-feira a intenção de retomar este mês a transferência destes detidos para as autoridades judiciárias afegãs.

O ministro da Defesa, Philip Hammond, suspendera em novembro as operações de entrega de prisioneiros à justiça afegã devido a um "risco de maus tratos" nas prisões do país.

Karzai fez da questão dos afegãos detidos por forças estrangeiras um símbolo da independência nacional, numa altura em que se prepara para deixar o poder, no próximo ano, e em que as forças internacionais lideradas pelos EUA se preparam para pôr fim a mais de dez anos de guerra.

Os EUA entregaram o controlo total da prisão de Bagram em março, após meses de pressão por parte de Karzai.

FPA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.