CPLP: Marcelo foi conhecer a vida na ilha do Sal e ganhou uma caricatura de Janilton

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 17 jul (Lusa) - O Presidente da República portuguesa aproveitou hoje a hora de almoço e o início da tarde, antes da Cimeira da CPLP, para conhecer a vida na ilha do Sal e ganhou uma caricatura do jovem artista Janilton.

Marcelo Rebelo de Sousa gostou do resultado e declarou: "Isto é uma versão muito feliz de mim. Olha, vou levar, vou pôr numa moldura e vou pôr no meu quarto, de maneira que eu quando acordo, todos os dias, olho e digo: como eu sou esbelto, bonito e jovem. Graças a quem? Ao Janilton".

O chefe de Estado recebeu este presente no Colégio Letrinha, que fica a meio da ilha do Sal, em Cabo Verde, onde decidiu ir, de improviso, num percurso de carro de cerca de 40 km, ida e volta, depois de um passeio a pé e de um almoço em Santa Maria.

Em Santa Maria, na ponta sul da ilha, onde irá decorrer entre hoje e quarta-feira a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Marcelo Rebelo de Sousa conviveu com turistas e locais, numa caminhada até à praia, com muitas paragens para fotografias e também para levantar dinheiro no multibanco.

A seguir ao almoço, resolveu ir até a uma padaria chamada "A Padaria Portuguesa", onde pediu uma tarde de ananás e ouviu a história daquele negócio, "inspirado" no "caso de sucesso" português e com um logotipo "muito parecido", como assumiu a dona, frisando, contudo, que aquela "é uma marca de Cabo Verde".

À saída, o Presidente da República quis entrar no supermercado Cazu, ali nas proximidades, para averiguar os preços dos produtos, dos detergentes ao vinho, onde fez questão de tirar fotografias com todos os funcionários.

Antes de regressar ao hotel da cimeira, Marcelo Rebelo de Sousa ainda rumou ao centro da ilha, para uma visita ao Colégio Letrinhas, na sede de concelho do Sal, uma escola privada, com 300 alunos, desde o berçário ao 12.º ano, que está a preparar uma mudança para um novo espaço e pretende ter o estatuto de escola portuguesa, mantendo o alvará cabo-verdiano.

O jovem Janilton, de 15 anos, guiou-o pelas instalações da escola, de sala em sala, até que o chefe de Estado lhe perguntou o que queria ser, e o rapaz declarou: "Artista". Marcelo Rebelo de Sousa inquiriu: "Artista de quê?".

"Desenho. Eu faço caricaturas", respondeu o jovem, logo desafiado pelo Presidente da República para o desenhar: "Eras capaz de fazer uma minha, num instante? Então pega aí num papel e num lápis e faz".

Janilton desenhou Marcelo Rebelo de Sousa na hora, concentrado, apesar de estar rodeado por crianças mais novas, que espreitavam a evolução da obra, feita em poucos minutos.

"Ficou ótimo, talvez com o corpo um bocadinho pequenino, mas é assim mesmo, a cabeça tem de ficar grande", observou o Presidente, pedindo ao artista para assinar e pôr a data.

"Muito bonito, olha que bonito, eu tenho de te agradecer muito, dá cá um abraço. Olha que eu tenho tantas e tantas caricaturas e tantos retratos, este é dos melhores que eu tive. É verdade, nem imaginas. Meio caricatura, meio retrato. E apanhaste-me, como estou sempre a sorrir, sempre bem-disposto", exclamou.

Antes de sair para o recreio, onde organizou uma corrida, o chefe de Estado acrescentou: "Mesmo quando estou mal-disposto, estou bem-disposto".

Marcelo Rebelo de Sousa, que se tem referido inúmeras vezes ao primeiro-ministro, António Costa, como "irritantemente otimista", considerou: "Ele está menos irritante, eu estou otimista".

IEL // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.