João Semedo: Ordem Médicos lamenta morte de lutador que defendeu SNS com coragem e coração

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jul (Lusa) -- O bastonário da Ordem dos Médicos lamentou hoje a morte de João Semedo, que considerou um lutador que sempre defendeu o Serviço Nacional de Saúde e os direitos das pessoas com coragem e coração.

Miguel Guimarães frisou que João Semedo teve importância em várias áreas que marcaram o caminho da saúde em Portugal nos últimos anos, destacando o testamento vital, o estatuto dos dados de sangue, a prescrição por denominação comum internacional e os direitos dos doentes.

"Teve intervenção em várias áreas, seja com projetos de decreto-lei ou colaborando nas leis que foram feitas e que marcam o caminho do que e saúde em Portugal nos últimos anos", afirmou.

O bastonário disse igualmente que João Semedo "foi sempre um lutador, enquanto estudante de medicina, médico e político, e teve sempre como principio defender os direitos das pessoas com coragem e com o coração, de forma apaixonada e intensa".

Miguel Guimarães acrescentou que o antigo coordenador do Bloco de Esquerda, médico de profissão, foi um grande defensor do Serviço Nacional de Saúde (SNS), recordando o livro que João Semedo publicou com António Arnaut -- "Salvar o SNS" - a propósito da lei de bases da saúde.

"É um livro que espelha a sua visão sobre o estado atual do SNS", afirmou o bastonário, acrescentando: "João Semedo fez o seu caminho sempre centrado no que são os direitos liberdades e garantias das pessoas. O projeto morrer com dignidade é um espelho da sua imagem de marca de defender as causas em que acreditava".

João Semedo teve uma vida dedicada à atividade política nacional e internacional, às artes e à medicina, tendo mesmo sido um dos autores da nova proposta de Lei de Bases da Saúde.

Membro da direção do movimento cívico "Direito a morrer com dignidade", João Semedo nasceu a 20 de junho de 1951, em Lisboa, cidade onde frequentou o Liceu Camões e onde se veio a licenciar, na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1975.

Depois de um longo percurso como médico e político, lançou em janeiro de 2018, em conjunto com António Arnaut, o livro "Salvar o SNS -- Uma nova lei de bases da Saúde para defender a democracia".

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.