Todo o país com níveis muito elevados de exposição aos UV

Todo o país com níveis muito elevados de exposição aos UV
| País
Porto Canal com Lusa

Todas as regiões do continente, Madeira e Açores estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Coimbra, Porto, Lisboa, Coimbra, Leiria, Setúbal, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Évora, Beja, Vila Real, Bragança, Braga, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Santarém e Faro no continente.

Também as ilhas da Madeira e do Porto Santo e as ilhas das Flores, São Miguel, Faial e Terceira, nos Açores, estão hoje com níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Centro até meio da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado e com rajadas até 60 km/h no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e a partir da tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus celsius (Guarda, Vila Real, Bragança, Braga, Évora e Beja) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 24 (Aveiro e Viana do Castelo) e os 34 (em Évora).

O IPMA prevê para hoje na Madeira períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando moderado a forte nas zonas montanhosas até ao início da manhã.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 25 graus.

No grupo ocidental (Flores e Corvo) dos Açores prevê-se céu muito nublado com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos na madrugada e vento fraco, tornando-se bonançoso de norte.

Para o grupo central (Graciosa, Faial, Pico, Terceira e São Jorge) prevê-se céu geralmente pouco nublado e vento fraco a bonançoso do quadrante norte.

No grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) está previsto céu muito nublado com boas abertas e vento norte bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 20 e os 26 graus, na Horta e em Ponta Delgada entre os 18 e os 25 e em Angra do Heroísmo entre os 18 e os 24.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.