Exploração de urânio em Espanha com "consequências danosas" para Portugal - PEV

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 9 jun (Lusa) -- O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) teme que o licenciamento de um projeto de exploração de urânio na região de Salamanca tenha "consequências danosas" para Portugal, por ser uma atividade de "forte impacto ambiental e de elevado risco".

Numa questão dirigida ao Governo que foi entregue na Assembleia da República, o grupo parlamentar do PEV pergunta ao Ministério do Ambiente se tem conhecimento dos projetos de mineração de urânio a céu aberto em Espanha, na região de Salamanca, "a escassos quilómetros de Portugal".

Em comunicado hoje divulgado, "Os Verdes" dizem ter tido conhecimento de que está em processo de licenciamento um projeto de exploração de urânico na região de Salamanca (a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa), a pedido da empresa Berkeley Minera España, S.A.

"Ao que sabemos não foi elaborado estudo de impacto ambiental, que seria de esperar num empreendimento desta natureza para melhor conhecimento da extensão e dos efeitos dos impactos da atividade de extração mineira", alega o PEV.

Segundo o partido ecologista, há ainda um projeto de reabrir para exploração as minas de urânio de Retortillo-Santidad, "da mesma firma perto da fronteira portuguesa".

"Como é sabido, a extração e exploração mineira de urânio é uma atividade de elevado risco, dado o potencial radioativo deste minério. Uma atividade com forte impacto ambiental e consequências que perduram por demasiados anos", referem "Os Verdes".

No comunicado, alerta-se ainda para a facilidade com que as partículas do rádon são transportadas a longas distâncias, sendo passíveis de entrar sem dificuldade no sistema respiratório, no ecossistema e na cadeia alimentar.

"São fatores de elevado risco que não estacam em fronteiras", considera o PEV, que perguntou ao Governo português se deu algum parecer sobre os efeitos deste projeto de exploração de urânio em Espanha.

ARP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.