Cineasta Jean Rouch homenageado na 5.ª edição do festival de cinema de Melgaço

| Norte
Porto Canal com Lusa

Melgaço, Viana do Castelo, 16 jul(Lusa) - O Festival Internacional de Documentário de Melgaço Filmes do Homem vai homenagear o cineasta Jean Rouch, e conta com 27 filmes a concurso, entre 13 longas-metragens e 14 curtas e médias metragens, informou hoje à Lusa a organização.

No centenário do nascimento do cineasta e antropólogo Jean Rouch, o festival, que começa no dia 30, vai exibir alguns dos seus filmes, como "En Une Poignée de Mains Amies", curta-metragem documental realizada em parceria com o português Manoel de Oliveira, e inaugurar a exposição de fotografia "A descida do rio Niger", com a presença de Jocelyne Rouch, viúva do realizador.

O festival Filmes do Homem tem por objetivo "promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre a identidade, memória e fronteira, e dinamizar o Museu do Cinema de Melgaço".

É naquele espaço, inaugurado em 2005, que se encontra o espólio que o francês Jean Loup Passek, escritor e crítico de cinema, doou ao município.

À quinta edição, o festival internacional de documentário de Melgaço, que vai ter apresentação na terça-feira, às 18:00, no espaço Mira Forum, no Porto, concorreu "um número recorde de 2.500 filmes", de acordo com os organizadores, a Câmara Municipal de Melgaço e a AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual.

"Entre estes foram selecionadas 13 longas-metragens e 14 curtas-metragens, produzidas em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Áustria, Suécia, Polónia, Quirguistão, Brasil, Cuba e Congo", explicou a organização.

O festival acolhe "também 12 jovens cineastas e três fotógrafos, selecionados entre vários candidatos, para produzirem documentários e trabalhos fotográficos sobre o concelho de Melgaço, integrados na residência Plano Frontal".

O objetivo da residência "é contribuir para a constituição de um arquivo audiovisual sobre a região, que registe e preserve as memórias locais que, de outra forma, poderiam perder-se".

O programa do festival inclui ainda 'workshops', um dedicado à construção de brinquedos óticos, destinado especialmente a educadores e funcionários de serviços educativos e dinamizado por Paulo Fernandes do festival Cinanima, e outro que pretende abordar as poéticas da clandestinidade através dos arquivos de fotografia familiares, dedicado a jovens entre os 14 e os 18 anos e orientado pela artista e curadora Ângela Ferreira.

O festival promove, pelo segundo ano, o "Kino Meeting: Encontro Internacional de Literacia para o Cinema", com a participação da Cinemateca Alemã, da Filmoteca da Catalunha, das organizações Kinodvor, da Eslovénia, e Mucho Más que Cine, de Espanha, estando previstas a presenças do realizador Abi Feijó, em representação da Casa Museu de Vilar, e os cineclubes de Faro e Viseu.

Aquele encontro tem como objetivo "dar a conhecer o trabalho desenvolvido por estas instituições na educação de públicos".

No fim-de-semana de 04 e 05 de agosto, o festival irá percorrer as freguesias de Melgaço, com atividades também em Parada do Monte e Lamas de Mouro.

O festival Filmes do Homem encerra com a projeção ao ar-livre do filme "Todos os Sonhos do Mundo", apresentado pela realizadora Laurence Ferreira Barbosa, na Torre de Menagem de Melgaço.

"En Une Poignée de Mains Amies", que incide sobre a ponte D. Maria, no Porto, atribuída a Gustave Eiffel e Théophile Seyrig, será exibido na quinta-feira, 02 de agosto.

ABYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.