Rentabilidade bruta do ativo das empresas não financeiras sobe uma décima no 1o. trimestre - BdP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jul (Lusa) -- A rentabilidade bruta do ativo das empresas não financeiras situou-se em 7,4% no primeiro trimestre, mais uma décima face ao trimestre anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

A rendibilidade aumentou nos setores da eletricidade (0,5 pontos percentuais), dos transportes e armazenagem (0,2 pontos percentuais), dos outros serviços (0,2 pontos percentuais) e do comércio (0,1 pontos percentuais), refere.

Pelo contrário, os setores das sedes sociais e das indústrias apresentaram reduções de 0,2 pontos percentuais e 0,1 pontos percentuais, respetivamente.

A autonomia financeira (relação entre o capital próprio e o total do ativo) fixou-se em 36,7%, o que corresponde a um aumento de 0,4 pontos percentuais em relação ao final de 2017.

Já o peso dos financiamentos obtidos no total do ativo diminuiu 0,3 pontos percentuais no mesmo período, fixando-se em 35,3% por cento no primeiro trimestre do ano.

O custo do financiamento (relação entre juros suportados e os financiamentos obtidos) foi de 3%, idêntico ao observado no trimestre anterior e 0,3 pontos percentuais abaixo do verificado no período homólogo.

O rácio de cobertura de juros suportados (relação entre EBITDA e juros suportados) situou-se em 6,9%, o que representa um aumento de 0,2 pontos relativamente ao trimestre anterior e de 1,1 pontos em relação ao período homólogo.

Este aumento reflete menores níveis de pressão financeira e é transversal aos vários setores de atividade, embora mais expressivo nas indústrias e no comércio, acrescenta.

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.