Confederação Europeia de Sindicatos exige "reformulação substancial" dos programas de austeridade

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 27 jan (Lusa)- A Confederação Europeia de Sindicatos acusou hoje a 'troika' de desrespeitar o diálogo social nos países sob resgate, como Portugal, Grécia e Irlanda, e defendeu uma reformulação substancial dos programas de austeridade.

Numa audição no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a Confederação Europeia de Sindicatos apresentou um relatório próprio de avaliação ao desempenho da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) em países como Chipre, Grécia, Irlanda e Portugal.

No documento, a Confederação critica o que diz ser uma política baseada nos pilares da "enorme austeridade fiscal" e da "desregulação da composição salarial e da negociação coletiva", que tiveram "consequências sérias" a nível social e económico.

"Exigimos alterações substanciais aos programas existentes e mecanismos que assegurem que as políticas de austeridade e de desregulação não possam repetir-se no futuro", pode ler-se no comunicado.

A Confederação Europeia de Sindicatos considera ainda que no plano político, a 'troika' não respeitou o diálogo social e submeteu os países, "com governos eleitos", a uma lista de exigências.

"No final, estas políticas revelaram-se incapazes de suster o aumento da dívida pública e de normalizar os canais de financiamento, com as taxas de juro a níveis muitos elevados", critica a organização.

ATF // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.