México captura líder do Cartel Jalisco Nova geração e anuncia extradição para EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do México, 15 jul (Lusa) - As autoridades mexicanas anunciaram no sábado a captura de um dos líderes do Cartel Jalisco Nova Geração, numa operação da Polícia Federal no estado central de Querétaro, e a intenção de extraditar Jesus Contreras para os Estados Unidos.

"Deu-se cumprimento no estado de Queretaro à ordem de detenção com fins de extradição internacional contra Jesus "C", fugitivo procurado pelas autoridades dos Estados Unidos", informou o procurador do Ministério Público em comunicado.

Após investigações, os agentes da Polícia Federal efetuaram a detenção "sem o uso de violência ou envolvimento de terceiros".

Sob Jesus "C" pendem acusações dos Estados Unidos por responsabilidade em crimes contra a saúde (tráfico de drogas), operações praticadas através de recursos ilegais e associação criminosa.

A detenção realizou-se em conformidade com um pedido de extradição feito pelo Governo dos Estados Unidos e de acordo com o tratado entre os dois países nesta matéria, concluiu o procurador.

De acordo com os 'media' locais, o detido é Jesus Contreras, identificado como um dos líderes do poderoso cartel e responsável pelas finanças da organização criminosa.

JMC // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.