Padres, jornalistas e estudantes feridos cercados em igreja de Manágua, Nicarágua

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manágua, 14 jul (Lusa) - Pelo menos quatro jornalistas, dois deles correspondentes internacionais, padres e estudantes feridos estão cercados na casa da Divina Misericórdia paróquia em Manágua por milícias e grupos paramilitares, que tinham atacado a Universidade Nacional Autónoma da Nicarágua (UNAN).

"Padres, jornalistas e estudantes feridos nacionais e estrangeiros, cercados por paramilitares na reitoria da Divina Misericórdia Freguesia de Manágua. Tentamos que alguém consiga chegar junto deles", escreveu o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manágua, Silvio José Báez, na sua conta na rede social Twitter.

Segundo vários meios locais, que citam Báez, os jornalistas em causa são Ismael López, da BBC Mundo, Joshua Partlow, do The Washington Post, José Noel Marenco, 100% News, e Sergio Marín, da La Mesa Redonda.

O grupo refugiou-se na paróquia, próxima à UNAN, onde os estudantes feridos estavam a ser transferidos.

Pelo menos cinco estudantes que estavam entrincheirados desde maio barricados no campus universitário a exigir a renúncia do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, ficaram feridos depois de uma operação das forças de segurança e policiais para expulsá-los do local, informaram seus líderes.

Na cidade de Masaya, cerca de 30 km de Manágua, pelo menos duas pessoas morreram na sequência de confrontos em que a polícia usou armas pesadas contra os manifestantes, no final de um discurso do presidente Daniel Ortega, na sexta-feira à noite, informou a Associação Nicaraguense de Direitos Humanos.

JMC // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.