Juiz nos EUA ordena entrega de lista de pais separados das crianças na fronteira

| Mundo
Porto Canal com Lusa

San Diego, Estados Unidos, 14 de julho (EFE) - Um juiz federal ordenou sexta-feira à Administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a entrega até segunda-feira de uma lista de pais indocumentados sob custódia de agências de imigração e que estão separados dos filhos.

O juiz Dana Sabraw, de um tribunal federal em San Diego, no sul da Califórnia, disse que será "vigilante" em relação ao prazo de 26 de julho, data em que o Governo norte-americano deve reunir mais de 2.000 crianças, com idades superior a cinco anos, com os pais indocumentados, separados na fronteira com o México.

O Departamento de Justiça indicou que já iniciou o processo de reunificação das 2.500 crianças maiores de cinco anos e que tal continuará a ser realizado de forma contínua até o dia 26 de julho, ou seja, o período estabelecido pelo juiz Sabraw.

Dana Sabraw, após uma ação coletiva movida pela União Americana das Liberdades Civis (ACLU) contra a separação das famílias imigrantes, deu ao Governo no final de junho um período de 30 dias para que se procedesse à reunião de pais e filhos com mais de cinco anos.

JMC // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.