Greve dos técnicos de diagnóstico adia alguns exames em Ponta Delgada

| País
Porto Canal com Lusa

A greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica está a provocar adiamentos na realização de alguns exames no Hospital de Ponta Delgada, a maior unidade de saúde dos Açores, sobretudo a realização de eletrocardiogramas, segundo utentes.

“Fui à consulta, mas o eletrocardiograma que era para realizar antes, não o fiz”, referiu à agência Lusa Célia Couto, à saída do Hospital do Divino Espírito Santo, na ilha de São Miguel.

Também o utente Mário João reclamou por não ter realizado um eletrocardiograma agendado para hoje, "mas cancelado devido à greve".

"As pessoas deviam ser informadas antecipadamente da eventualidade destes exames serem desmarcados", sustentou à Lusa.

Idêntica opinião manifestou José Vieira que desconhecia que os técnicos de diagnóstico e terapêutica estavam hoje em greve.

"Não sabia da greve. Os utentes deviam ser avisados que hoje seria greve", afirmou o utente que se deslocou da freguesia de São Roque até ao Hospital de Ponta Delgada para uma consulta.

Também a utente Maria José garantiu à Lusa ter sido atendida na consulta externa apesar da greve dos técnicos, o mesmo assegurando Maria Torres que realizou um TAC.

Já no Centro de Saúde de Ponta Delgada, localizado perto do Hospital, utentes questionados pela Lusa garantiram que a paralisação não está a provocar constrangimentos.

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica iniciaram hoje às 00:00 uma greve de 24 horas, exigindo uma revisão da carreira e questões ligadas à tabela salarial e à progressão na carreira.

Aqueles profissionais já tinham realizado uma greve a 22 de junho e estão também, desde o dia 01 de julho, a cumprir greve ao trabalho prestado além do período normal de trabalho.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.