Argentina pede a Pequim e a Moscovo detenção de ex-ministro do Irão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Buenos Aires, 13 jul (Lusa) - A Argentina pediu à China a detenção e extradição do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano Ali Akbar Velayati, para responder no processo por um atentado de Buenos Aires em 1994, indicou a diplomacia argentina.

Este pedido foi apresentado na quinta-feira, um dia antes da chegada, prevista para hoje, de Velayati e do Presidente do Irão, Hasan Rohani, à China. Um pedido semelhante foi feito à Rússia, onde Velayati acompanhou, enquanto conselheiro especial, a deslocação do chefe de Estado iraniano.

Velayati era ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão na época do atentado contra o centro judaico AMIA de Buenos Aires, no qual morreram 85 mortos e 300 feridos. Na Argentina vive a mais importante comunidade judaica da América Latina.

O então ministro foi acusado, ao lado de outros alegados instigadores iranianos, pela justiça argentina de ser "o autor intelectual" do atentado, um dos mais graves de sempre registado naquele país.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros argentino enviou às autoridades russas o pedido de detenção preventiva emitido pelo juiz Rodolfo Canicob Corral, encarregado do inquérito sobre o atentado.

"A Argentina espera uma resposta das autoridades russas, formulada no âmbito do tratado de extradição entre os dois país", indicou o Ministério argentino em comunicado.

Ao contrário de outros acusados, Velayati não é alvo de um mandado de captura internacional e a sua extradição só pode ser pedida durante cada uma das suas deslocações a países estrangeiros.

Em 2011, a visita à Bolívia do então ministro da Defesa do Irão Ahmad Vihidi desencadeou uma crise diplomática com a Argentina, que exigia a extradição do responsável. La Paz encurtou a visita do ministro iraniano e apresentou um pedido de desculpas a Buenos Aires.

EJ // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.