Jornal Diário Jornal das 13

Papa aconselha "sabedoria e paciência" com divorciados em carta ao Patriarcado de Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jul (Lusa) - O papa Francisco aconselhou o clero português a ter "sabedoria e paciência" no acompanhamento dos problemas conjugais, quatro meses depois de o cardeal patriarca de Lisboa ter recomendado abstinência aos divorciados que voltam a casar.

Numa carta enviada ao Patriarcado de Lisboa e hoje divulgada, o papa agradece a "profunda reflexão" do cardeal português sobre o assunto, referindo-se às "linhas operativas" que Manuel Clemente dirigiu em fevereiro aos padres para que saibam como tratar os sacramentos dos divorciados.

Na altura, o cardeal patriarca de Lisboa afirmou que, no caso dos divorciados, os sacramentos podem ser dados "em circunstâncias excecionais", embora a Igreja deva "propor a vida em continência" (escolha deliberada de não praticar atos sexuais) aos casados pela segunda vez cujo primeiro casamento religioso não tenha sido anulado.

Francisco garantiu que a reflexão do cardeal português o "encheu de alegria" porque demonstrou o esforço de Manuel Clemente.

"Ao expressar-lhe a minha gratidão, aproveito para animar o irmão cardeal e os seus colaboradores no ministério pastoral para que prossigam, com sabedoria e paciência, o compromisso de acompanhar, discernir e integrar a fragilidade que, de várias formas, se manifesta" nos fiéis casados e nos seus vínculos, lê-se na carta.

Trata-se de um compromisso, admite, que requer bastante esforço por parte dos padres, mas que os "regenera e santifica".

APN // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Greve do enfermeiros com adesão nacional entre 75% e 80%

A adesão à greve dos enfermeiros situa-se, hoje de manhã, entre os 75% e os 80%, segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que admite aumentar os números depois de apurados os dados de algumas grandes instituições.

Associações que representam os taxistas vão ser recebidas na segunda-feira na Presidência da República

As associações que representam os taxistas, que estão pelo segundo dia consecutivo em protesto contra a entrada em vigor da lei das plataformas eletrónicas, vão ser recebidas na segunda-feira no Palácio de Belém, disse hoje fonte da Presidência.

Investigadores em Portugal fazem descoberta sobre mecanismos de defesa do parasita da malária

Uma equipa de investigadores em Portugal descobriu que o parasita malária e a bactéria 'E.coli' evitam a sua destruição através da modulação de proteínas recetoras da célula hospedeira.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.