PIB do Reino Unido vai crescer modestamente em 2018 e em 2019

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 12 jul (Lusa) - O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido deverá manter um "crescimento modesto" de 1,3% em 2018 e de 1,2% em 2019, segundo as previsões da Comissão Europeia (CE) hoje divulgadas.

Contudo, Bruxelas sublinha que mesmo estas taxas de crescimento do PIB podem vir a ser revistas em baixa devido à futura relação do Reino Unido com a União Europeia e a uma eventual escalada de medidas protecionistas para o comércio, que podem inibir as exportações britânicas.

Em relação à "significativa" desaceleração da economia britânica no início deste ano, devido em parte ao mau tempo registado em março, Bruxelas não prevê que esta recuperada.

O crescimento do PIB britânico em termos homólogos desacelerou para 0,2% no primeiro trimestre deste ano, depois de se ter cifrado em 0,4 no último trimestre de 2017.

No que toca à inflação, Bruxelas prevê que esta se mantenha elevada em 2018 em 2,6%, mas que desça para 2% em 2019.

MC //ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.