Info

Dez mortos e centenas de casas destruídas em deslizamento de terras no Afeganistão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabul, 12 jul (Lusa) - Um deslizamento de terras provocado pelo transbordo de um lago provocou pelo menos 10 mortos e centenas de casas destruídas de Panjshir, no norte do Afeganistão, anunciou hoje o Ministério de Desastres Naturais.

"Nós podemos confirmar dez mortos, centenas de casas destruídas e pessoas estão desaparecidas", disse o porta-voz do ministério, Omar Mohammadi, acrescentando que uma reunião de emergência está em andamento para assegurar ajuda aos moradores.

O porta-voz explicou que existe um reservatório natural no topo da aldeia de Peshghor, no distrito de Khenj, cujo nível de água subiu inesperadamente com o derretimento da neve sob o efeito das altas temperaturas do verão.

"A água transbordou e causou um deslizamento de terras que invadiu a aldeia", referiu Mohammadi.

Dois helicópteros foram enviados para avaliar os danos na área. Uma reunião de emergência foi convocada para organizar o resgate e "salvar aqueles que estão soterrados nos escombros ou em suas casas", disse o porta-voz.

"Colocámos todos os nossos recursos disponíveis em ação, mas como sempre, o primeiro socorro veio da população local e das aldeias vizinhas que vieram com pás para ajudar os sobreviventes", sublinhou.

Diante da gravidade da situação, o Presidente Ashraf Ghani, que está a participar da cimeira da NATO em Bruxelas, enviou uma declaração para exprimir "a sua profunda tristeza pelo incidente de Peshghor no qual tantas pessoas perderam as suas vidas".

O distrito de Khenj, famoso pelas suas esmeraldas, abriga mais de 150 aldeias espalhadas pelo vale do rio Panjshir, que fica a cerca de duas horas ao norte de Cabul.

CSR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Novo balanço eleva para 48 o número de mortos em incêndio em Paradise, Califórnia

As autoridades norte-americanas elevaram de 42 para 48 o número de mortos devido ao incêndio em Paradise, na Califórnia, que está a ser combatido por mais de cinco mil bombeiros e que já consumiu 505 quilómetros quadrados.

Empresário português encontrado morto depois de rapto nas imediações de Maputo

Um empresário português foi encontrado este domingo morto, nas imediações de Maputo, depois de ter sido raptado e pago o resgate exigido, informou hoje o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Dez mortos em deslizamento de terra no Rio de Janeiro

As autoridades brasileiras elevaram de nove para dez o número de mortos num deslizamento de terras no sábado em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, que causou 11 feridos, encontrando-se quatro pessoas desaparecidas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.