Dragagem reclamada no porto de pesca da Póvoa de Varzim avança a partir de Maio

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 27 jan (Lusa) - A barra do porto de pesca da Póvoa de Varzim vai ser alvo de profunda operação de dragagem de forma a solucionar o problema de assoreamento, que se arrasta há vários anos e que tem condicionado a navegabilidade.

A informação foi adiantada pelo presidente da Câmara, Aires Pereira, que citou informações do Governo e acrescentou que em breve avançará o concurso público para a intervenção, a fim de as operações arrancarem a partir do mês de maio.

"Depois de ter falado com secretário de Estado do Mar e com o novo diretor-geral da Atividade Portuária, sei que está a ser preparado o concurso para se avançar com uma dragagem de grande escala que vai colocar o porto às quotas do projeto inicial e resolver o assoreamento", disse o autarca.

Aires Pereira lembrou que, atualmente, "a barra da Póvoa está frequentemente bloqueada porque não aguenta a acumulação das areias, o que impede a navegação". Mas com esta intervenção agendada "a situação pode ficar resolvida, apesar de continuar a precisar de manutenção", disse.

"Nunca será uma solução definitiva, até porque este é um porto artificial. Mas com esta intervenção de fundo bastarão, depois, pequenas dragagens anuais para manter a barra desassoreada, algo que nos últimos anos não aconteceu, por desleixo da administração central", afirmou o autarca.

O presidente da Câmara Municipal considerou que resolver o problema do assoreamento no porto da pesca da Póvoa de Varzim é fundamental para economia da região.

"Este porto de pesca, a classe piscatória, e a marina que existe no local, merecem esta intervenção pois contribuem muito para a atividade económica. Não podemos continuar a dizer que o mar é um dos nossos destinos e não fazer nada para facilitar o acesso a ele", vincou o autarca.

O problema da acumulação de areias na entrada do porto de pesca da Póvoa de Varzim arrasta-se há vários anos e as dragagens de emergência entretanto feitas apenas serviram para dotar o equipamento de alguma segurança para as embarcações, mas nunca foram uma solução definitiva.

Nos meses de inverno é frequente navegabilidade não ser autorizada por longos períodos, com consequentes prejuízos para a grande comunidade piscatória local.

JPYG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.